Projeto de educação ambiental de Santo André é destaque nacional
Revista Inspirações, produzida pela Mind Lab em parceria com a HUMUS, incentiva educadores a apresentarem projetos que transformam a realidade das salas de aula
- Data: 31/08/2020 10:08
- Alterado: 31/08/2020 10:08
- Autor: Redação
- Fonte: Mind Lab
imagem ilustrativa
Crédito:Divulgação / Semasa
Iniciar a educação ambiental desde os primeiros anos de vida. Esse é o objetivo do Projeto Qualidade de Vida, da creche Professora Adalgisa Boccacino Pinheiro de Faro, da Secretaria de Educação de Santo André. Implementado em 2018, o programa instituiu a coleta seletiva na creche, envolvendo ações de reutilização, com uso de sucatas como recurso pedagógico, e a destinação de resíduos para reciclagem. A iniciativa chegou a arrecadar em um mês uma tonelada de resíduos.
O primeiro passo do projeto foi estabelecer na creche uma rotina de reciclagem. Para auxiliá-los nesse processo, a diretora Maria Isabel inscreveu a instituição no Programa Terracycle, uma organização que, por meio de parcerias, recicla materiais de baixo valor comercial. Além disso, foram coletadas pilhas e baterias para o descarte correto, e roupas e brinquedos para reutilização na própria unidade e redistribuição entre as famílias atendidas.
A segunda etapa envolveu a conscientização dos pais, que por meio de uma gincana foram incentivados a juntar os recicláveis que produzissem na semana para enviá-los à creche. Após explicar para as famílias a importância de criar nas crianças o hábito da coleta seletiva e chamar a atenção para o fato de que os pequenos aprendem com o exemplo dos adultos, o projeto teve uma alta adesão dos pais e os resíduos coletados foram comercializados gerando uma renda R$ 325,79. Também foi possível realizar um bazar solidário para doar roupas, sapatos e brinquedos.
“O objetivo era implementar ações de sustentabilidade como forma de educar por meio do exemplo, da interação, das vivências, da motivação, da colaboração, da participação e da ação”, explica Maria Isabel. “A educação ambiental não pode mais ser tratada em projetos estanques”.
O Projeto Qualidade de Vida é um dos destaques na segunda edição da Revista Inspirações: educação brasileira, produzida pela Mind Lab, edtech líder no desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras, em parceria com a Humus, consultoria focada em cursos e soluções para instituições de ensino. A publicação deste ano reúne práticas bem-sucedidas implementadas em 18 redes de ensino públicas e privadas de todo Brasil.