11 de outubro: Dia Internacional da Menina
A ONG Plan International Brasil promove ocupações presenciais e on-line em instituições públicas e privadas para o movimento Meninas Ocupam em São Paulo, no Maranhão, no Piauí e na Bahia
- Data: 07/10/2021 14:10
- Alterado: 07/10/2021 14:10
- Autor: Redação
- Fonte: Plan International
Crédito:Reprodução
11 de outubro é o Dia Internacional da Menina. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas no final de 2011 e teve seu primeiro movimento em 2012. O intuito é reconhecer os direitos das meninas e os desafios únicos que elas enfrentam em todo o mundo. Neste ano, a ONG Plan International Brasil vai retomar atividades presenciais no movimento Meninas Ocupam, em que adolescentes e jovens de projetos e programas da Plan realizam ocupações de cargos públicos e privados, em organizações e veículos de comunicação durante todo o mês.
Este gesto simbólico tem como objetivo criar oportunidades significativas para as meninas participarem em lugares onde tradicionalmente não são vistas nem ouvidas, para ilustrar o direito de todas as meninas de acessar as mesmas oportunidades que meninos e adultos. Assim como no ano passado, algumas ocupações também estarão no espaço digital, especialmente em perfis de redes sociais.
A campanha deste ano tem o mote Meninas contra as fake news, em alusão ao lançamento da pesquisa global Verdades e Mentiras – As meninas na era da desinformação e das fake news, que teve a participação de 26 mil meninas e jovens mulheres de 26 países, sendo 1 mil meninas do Brasil. O estudo se concentrou em entender o impacto da desinformação e das fake news associado a um olhar de gênero e mostrou que 87% das meninas disseram que as fake news afetaram negativamente suas vidas. O movimento Meninas Ocupam também faz parte da campanha Meninas pela Igualdade.
“De forma geral, a pesquisa aponta que o cenário no Brasil é ainda mais crítico do que o observado em outros países, com efeitos cruéis sobre a vida, o desenvolvimento e a saúde mental de meninas e jovens mulheres”, afirma Cynthia Betti, Diretora Executiva da Plan International Brasil. No país, o estudo apontou que 72% das participantes receberam alguma fake news sobre a pandemia; 32% acreditaram em uma fake news sobre a COVID-19 e 22% questionaram a necessidade de tomar a vacina.
Confira a seguir a agenda de ocupações programadas com as meninas de projetos e programas da Plan International Brasil em São Paulo, no Maranhão, na Bahia e no Piauí