Drive-thru do resíduo eletroeletrônico recolhe mais de 8 toneladas de equipamentos
Ação promovida pelo Semasa e pela Green Eletron aconteceu nos dias 4 e 5 de dezembro e superou as expectativas dos organizadores
- Data: 07/12/2020 21:12
- Alterado: 07/12/2020 21:12
- Autor: Paloma Alvarez Alonso
- Fonte: Semasa
Crédito:Divulgação/Semasa
Mais de 600 moradores passaram pelo drive-thru para descarte de lixo eletrônico nos dias 4 e 5 de dezembro, no Paço Municipal de Santo André. A ação foi desenvolvida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e pela Green Eletron, gestora sem fins lucrativos da logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas, em formato inédito na região. Ao final dos dois dias, foi possível recolher cerca de 8 toneladas de equipamentos velhos ou sem uso e 165 kg de pilhas (correspondente a cerca de 9,75 mil unidades, segundo estimativa da gestora).
Todos os resíduos recebidos terão sua destinação ambientalmente correta e serão reciclados, por meio do sistema da Green Eletron. No ano passado, o Semasa já havia realizado outras ações para recolher lixo eletrônico, mas o formato drive-thru garantiu o sucesso da ação deste ano.
Para Zina Faria, que mora no Centro de Santo André, a iniciativa foi ótima. “Nós já usamos o serviço das Estações de Coleta, mas desta forma é muito mais prático”, comenta. A opinião é compartilhada por Sueli Dantas, que reside na Vila Helena e foi até o ponto de coleta especial no sábado de manhã. “É uma oportunidade para limparmos a casa, pois sempre temos este tipo de resíduo acumulado. Assim é muito mais fácil para descartar no local correto”, conta.
Durante os dois dias da ação, os moradores enviaram para a reciclagem os mais diversos equipamentos eletrônicos, incluindo televisores, impressoras, cabos, batedeiras, cafeteiras, celulares, aspiradores de pó, monitores de computadores, esteiras ergométricas e até um aparelho de ar-condicionado antigo. Além disso, a campanha também recolheu 2,4 toneladas de resíduos, como caixas, sacolas e embalagens que foram utilizadas pela população para acomodar os equipamentos eletrônicos, e que foram destinados às cooperativas de reciclagem de Santo André, parceiras da autarquia.
Para o diretor de resíduos sólidos do Semasa, Edi Ferreira dos Santos, a participação da população superou todas as expectativas. “Logo no primeiro dia nós já tínhamos ultrapassado o número de participantes das duas edições anteriores juntas. Como tivemos um retorno positivo deste formato de ação, vamos realizar o drive-thru duas vezes por ano”, explica.
Ademir Brescansin, diretor executivo da Green Eletron, completa: “O sucesso do drive-thru é reflexo claro do interesse que a população tem de descartar seus resíduos de forma responsável. Ou seja, com o consumidor mais alerta para questões ambientais, ações de coleta como essa se tornam cada vez mais importantes e necessárias”.
Vale salientar que, ao longo de todo o ano, os moradores de Santo André podem fazer o descarte de resíduos eletrônicos de forma gratuita em qualquer uma das Estações de Coleta do Semasa ou nos pontos de coleta da Green Eletron. Inclusive, a entidade lançou o movimento ‘Eletrônico Não é Lixo’ para dar visibilidade à importância da reciclagem deste tipo de material. No site https://eletroniconaoelixo.com.br/ é possível ter acesso a informações e dados sobre a geração destes resíduos. O morador de Santo André pode conferir no link os endereços das Estações de Coleta.
A logística reversa faz parte dos princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos e estabelece a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. Por meio da logística reversa é possível sistematizar ações e procedimentos para o recebimento e encaminhamento correto ou reciclagem dos diversos tipos de resíduos, contribuindo para o meio ambiente e a saúde pública.