Relembre o que aconteceu em 2020 no mundo dos esportes
Você se lembra quais foram os principais acontecimentos no esporte mundial em 2020? Confira uma retrospectiva de um ano atípico para o mundo dos esportes
- Data: 22/12/2020 00:12
- Alterado: 22/12/2020 00:12
- Autor: Gabriel Plasa
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Twitter UEFA
O ano de 2020 foi um ano totalmente diferente do normal e do que todos esperavam no começo dele. O presságio de que seria um ano ruim foi a morte prematura de um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos. No dia 26 de janeiro Kobe Bryant, junto com sua filha Gianna, teve um acidente de helicóptero que vitimou, além deles, outras sete pessoas.
A onda do coronavírus começou a adentrar os megaeventos esportivos, e dia 11 de março foi declarado o estado de pandemia mundial e todos os campeonatos foram interrompidos. Libertadores da América, campeonatos estaduais e campeonatos nacionais de fora do Brasil foram interrompidos. Dia 24 de março uma decisão histórica foi tomada. O Comitê Olímpico Internacional (COI), junto com o premiê japonês Shinzo Abe, decidiram por adiar o início dos jogos olímpicos pela primeira vez na história do evento. Além das olímpiadas, campeonatos importantes como a Champions League, NBA, Wimbledon, Copa América e Eurocopa também foram adiados, o que fez com que os torcedores e pessoas que acompanham os esportes notassem o tamanho do problema que a humanidade estava enfrentando.
Depois de algum tempo, aos poucos, os esportes foram voltando com o “novo normal”. As equipes passaram a disputar os confrontos sem torcida e na Champions League, os times ficaram em uma “bolha” na cidade de Lisboa e disputaram jogos únicos a partir das quartas de final. O Bayern de Munique se sagrou campeão na final disputada contra o PSG e graças a este título o polonês Robert Lewandowski ganhou o prêmio de melhor jogador do mundo, batendo Cristiano Ronaldo e Messi na final.
Esse método também foi adotado na NBA e funcionou muito bem com nenhum caso de covid-19 registrado. Com a concentração mais apurada os Lakers, comandados por LeBron James, conseguiram um título que não vinha há 10 anos.
O futebol brasileiro voltou em meados de julho com o campeonato carioca e o campeonato paulista sendo os primeiros a retornarem. Flamengo, Palmeiras, Atlético-MG, Grêmio, Athletico-PR e Chapecoense venceram os principais campeonatos estaduais após a volta. O Brasileirão ainda está acontecendo e terá a última rodada de 2020, a 27ª, no dia 27 de dezembro. São Paulo é o líder da competição e é seguido de perto pelo Flamengo, que está na 2ª colocação. A Copa do Brasil, que também voltou na fase de mata-mata encerra as atividades do futebol brasileiro em 2020 no dia 30. Palmeiras, América-MG, São Paulo e Grêmio ainda estão na disputa pelo título da competição.
Outros esportes e principalmente esportistas foram foco nesse ano também. Um grande exemplo disso é o piloto de Fórmula 1, Lewis Hamilton, que quebrou inúmeros recordes e conquistou o seu sétimo título mundial, se tornando, junto com o alemão Michael Schumacher, o maior campeão de todos os tempos. No tênis foi Rafael Nadal que conseguiu um número expressivo. O espanhol conquistou o seu 20º Grand Slam na carreira e igualou o recorde de Roger Federer como maior campeão dos maiores torneios do tênis mundial. Outro esportista que ficou em evidência, novamente, foi o pugilista Mike Tyson que decidiu retomar sua carreira aos 54 anos e enfrentou Roy Jones Jr.
Infelizmente, em um ano que começou com tragédias, terminou com alguns ícones dos esportes nos deixando. Chris Doleman, ex-jogador de futebol americano, Alejandro Sabella, ex-técnico da seleção argentina, Diego Maradona e Paolo Rossi foram algumas personalidades que, infelizmente, faleceram no ano de 2020.
Os campeonatos terminam em 2021 e esperamos que não precisemos mais passar por um momento tão complicado como esse.