Dia das Crianças: Internet será o principal local de compra para celebrar a data

Apesar da retomada das atividades e da redução no número de casos de COVID-19, a tendência é que o consumidor opte por ofertas online

  • Data: 01/10/2021 09:10
  • Alterado: 01/10/2021 09:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Macfor
Dia das Crianças: Internet será o principal local de compra para celebrar a data

Loja de brinquedos

Crédito:Depositphotos

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Considerada uma data importante para o comércio brasileiro, o Dia das Crianças deste ano deve auxiliar na recuperação do setor, é o que aponta a pesquisa conduzida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais. De acordo com o levantamento, 72% dos brasileiros devem ir às compras, o que movimentará cerca de R$10,93 bilhões no varejo.

O estudo revela ainda que, pelo segundo ano consecutivo, a internet será o principal local de compras (37%), seguida pelo shopping center (33%) e lojas de rua/bairro (23%). Entre os que realizarão as compras pela internet, 79% devem utilizar os sites, 70% os aplicativos e 20% o Instagram. 

Para Otávio Procópio Ferraz, head de digital e sócio da Macfor, agência de marketing digital full service, este cenário vem para ficar. “Quem tem loja física, com o passar do tempo, terá que se adaptar a essa nova realidade. Em função da pandemia, o consumidor experimentou novas modalidades de compra e gostou. Além disso, o ritmo de compras do Dia das Crianças dará uma visibilidade melhor de como será o Natal deste ano”, diz.

O especialista esclarece que essas datas comemorativas reforçam a importância de o comerciante também estar presente no ambiente digital. “Existem diversas formas de viabilizar vendas no digital, ter um site é apenas uma das opções disponíveis. Usar estratégias multicanais é o melhor caminho para aproveitar essas oportunidades sazonais”, comenta.

Com o isolamento social imposto durante a pandemia, as redes sociais e o WhatsApp se mostraram relevantes para os lojistas que se dispuseram a usá-los como alternativa de venda. Para Ferraz, explorar estratégias multicanais pode abrir espaço para um mercado sedento pelo consumo. “Esteja disponível no local onde o seu público está e invista também em comunicação, mostre para o mercado que é possível encontrá-lo”, pontua. 

Ferraz dá um alerta, “antes de investir em campanhas para atração de clientes no digital, os lojistas e qualquer e-commerce têm que garantir uma boa experiência de compra ao consumidor. Para tanto, invista primeiro em fatores importantes como: preço, opções de pagamento e parcelamento, um bom valor do frete, confiança na marca/produto e além de um excelente tempo de entrega”, concluí.

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