Hamilton vence corrida com acidente chocante
Carro de Grosjean explode e pega fogo; Piloto sai quase ileso
- Data: 29/11/2020 16:11
- Alterado: 29/11/2020 16:11
- Autor: Redação
- Fonte: ABCdoABC
Lewis Hamilton vence fácil GP do Bahrein
Crédito:Reprodução/Twitter
O GP do Bahrein deste domingo (29) começou de maneira tensa com dois acidentes logo na largada, mas terminou como esperado: vitória fácil de Lewis Hamilton (Mercedes).
Apesar da vitória sem dificuldades, o inglês não foi o principal destaque na corrida. Logo na largada, um toque de Grosjean (Haas) em Kvyat lançou o carro do francês para o guard-rail, separando em dois e explodindo imediatamente, começando um forte incêndio. Grosjean chegou a ficar 29 segundos dentro do cockpit pegando fogo e foi salvo pelo halo, saindo quase ileso, com algumas queimaduras leves e uma possível fratura nas costelas. As imagens do acidente são fortes, mas as consequências nem tanto. Foi dada bandeira vermelha, interrompendo o GP por 1h30min.
Com a pista rearrumada, foi dada a segunda largada. Desta vez, a vítima de Kvyat foi Stroll (Racing Point), que chegou a ficar virado de ponta cabeça. Não foi um acidente forte como o primeiro, mas serviu para a entrada do Safety Car na pista. Mais um piloto fora.
Após dada a relargada, tudo correu tranquilamente, até que, faltando duas voltas para o final, o carro de Perez (Racing Point), que estava na terceira posição, deu uma pane e ele teve que parar, para mais uma entrada do Safety Car. A corrida terminou com o carro de segurança na pista, sem mais surpresas.
Hamilton foi soberano do início ao fim, mantendo com facilidade a primeira posição nas duas largadas e na relargada do Safety Car. Seu companheiro Bottas, que largou na segunda posição, teve uma primeira largada ruim e caiu para quarto. Depois, na segunda largada teve um pneu furado, obrigando-o a fazer uma corrida de recuperação. O finlandês conseguiu ainda pontuar, terminando com a oitava posição. O segundo lugar de Bottas no campeonato, porém, corre risco com esse resultado, pois Verstappen (RBR) foi o segundo colocado na corrida, diminuindo a diferença entre os dois para apenas 12 pontos.
Em terceiro lugar, Albon (RBR) herdou a posição de Perez e completou o pódio com uma dobradinha da equipe Red Bull. Na sequência, mais uma dobradinha, desta vez da Mclaren, com Norris e Sainz nas quarta e quinta posições.
Gasly (AlphaTauri) terminou em sexto. Ricciardo (Renault), que chegou a disputar posição com seu companheiro de equipe, veio em sétimo. Fechando o top 10, Ocon (Renault) e Leclerc (Ferrari), respectivamente.
A Fórmula 1 volta na semana que vem com o GP de Sakhir, novamente no Bahrein, dia 6 de dezembro.
CURIOSIDADES
– A corrida terminou com o Safety Car na pista, após problema no motor de Perez;
– Foi a 95ª vitória de Lewis Hamilton na carreira, a 11ª em 15 corridas no ano;
– Foi o primeiro pódio da RBR no Bahrein desde 2003, e a primeira dobradinha da equipe desde o Japão em 2017;
– Kvyat, que participou dos dois acidentes do dia, foi punido com 10 segundos no pit stop após batida com Stroll;
– Dos três carros que abandonaram a corrida, estão os dois pilotos da Racing Point, que perdeu a terceira posição no campeonato de construtoras para a Mclaren;
– Segundo nota publicada pela FIA, Grosjean foi levado para o hospital após o acidente e está passando por exames;
– Grosjean foi votado pelos internautas como Piloto do Dia
Ordem final dos pilotos no GP do Bahrein:
- Hamilton (Mercedes)
- Verstappen (RBR)
- Albon (RBR)
- Norris (Mclaren)
- Sainz (Mclaren)
- Gasly (AlphaTauri)
- Ricciardo (Renault)
- Bottas (Mercedes)
- Ocon (Renault)
- Leclerc (Ferrari)
- Kvyat (AlphaTauri)
- Russell (Williams)
- Vettel (Ferrari)
- Latifi (Williams)
- Raikkonen (Alfa Romeo)
- Giovinazzi (Alfa Romeo)
- Magnussen (Haas)
FORA
Grosjean (Haas)
Stroll (Racing Point)
Perez (Racing Point)
Pole Position: Hamilton
Volta mais rápida: Verstappen
Piloto do dia: Grosjean
Circuito de Sakhir, Bahrein