O imaginário e a abstração de Geraldo de Barros são tema de live do Itaú Cultural_x000D_
A nova convidada da série de lives mensais, que o Itaú Cultural tem realizado no Instagram é Marina Frúgoli
- Data: 11/10/2021 13:10
- Alterado: 11/10/2021 13:10
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Live com Marina Frúgoli
Crédito:Divulgação
No dia 19 de outubro, terça-feira, às 19h, a nova convidada da série de lives mensais, que o Itaú Cultural tem realizado no Instagram https://www.instagram.com/itaucultural/, é Marina Frúgoli, assistente de curadoria da exposição Geraldo de Barros – imaginação, construção e memória. Ela trabalhou com os curadores Lorenzo Mammi e Michel Favre na construção dos três andares ocupados por essa mostra, que segue em cartaz na organização até o dia 7 de novembro, com mais de 400 itens em exibição, que percorrem toda a obra do artista.
Acompanhada por Joelson Oliveira, educador do Núcleo de Educação e Relacionamento do Itaú Cultural, Marina fala do processo criativo de Geraldo de Barros e da construção da exposição, levando em conta os caminhos percorridos pela curadoria e as decisões e escolhas tomadas no percurso, inclusive para a expografia.
A live, tem foco no primeiro andar, que trata do imaginário e da abstração formal nas obras de Geraldo, cuja pesquisa e construção curatorial leva a marca de Mammi. Neste piso, o curador também submerge o público na investigação das constantes dos métodos e princípios construtivos, que se repetem do começo ao fim da carreira do artista. Lá estão também os trabalhos do artista a partir das influências de Paul Klee, cuja produção descobriu em 1948, e dos artistas do Hospital Psiquiátrico do Engenho de Dentro, que conheceu em 1949, graças ao crítico Mário Pedrosa e ao artista Almir Mavignier.
Acompanhando o trajeto da exposição ainda neste mesmo espaço, Marina desdobra o tema sobre a fotografia de Barros, desde os experimentos juvenis até a produção tardia das Sobras, incluindo desenhos, gravuras e pinturas de suas diferentes fases.
Esta série de lives mensais realizadas pelo Itaú Cultural tem o propósito de aproximar o público das exposições em curso na organização. Mediada pelos educadores do Itaú Cultural e com interpretação simultânea em Libras, as conversas on-line ao vivo propõem uma investigação acerca dos diversos aspectos presentes nas mostras em cartaz.
Participaram dessa série de lives, o ator Lima Duarte, homenageado na 50ª mostra do projeto Ocupação; Juçara Marçal, curadora da Ocupação Chiquinha Gonzaga; Edinha Diniz, biografa da maestrina; a artista visual Beatriz Milhazes, que teve uma mostra panorâmica de sua obra na instituição e no Masp, Beatriz Milhazes: Avenida Paulista; o líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta e escritor brasileiro Ailton Krenak e a jornalista Bianca Santana, curadora da Ocupação Sueli Carneiro, em cartaz na organização até 31 de outubro. Todas elas podem ser vistas no IGTV do IC – www.instagram.com/itaucultural/channel/.
Sobre Marina Frúgoli
Curadora formada em arquitetura e urbanismo, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP), com formação complementar pela Amsterdam Academy of Architecture. Como curadora, organizou exposições, livros e eventos com o Intermuseus, o centro cultural Marieta, a Coleção BEI e a OMA Galeria. Como assistente de curadoria, atuou no Instituto Moreira Salles, nas exposições São Paulo, três ensaios visuais e Conflitos: fotografia e violência política no Brasil 1989-1964, ambas em 2017, no Itaú Cultural, fez parte da equipe da Ocupação Paulo Mendes da Rocha, de 2018, e da exposição Geraldo de Barros – imaginário, construção e memória.
SERVIÇO
Live com Marina Frúgoli – na exposição Geraldo de Barros – imaginário, construção e memória
Dia 19 de outubro (terça-feira), às 19h
No Instagram do Itaú Cultural: https://www.instagram.com/itaucultural/
Classificação indicativa: Livre
Duração: 40 minutos aproximadamente