Diadema tem “rachão solidário” de basquete de rua neste sábado
Evento vai reinaugurar quadra do Parque do Paço, após mutirão de pintura da "On Fire"
- Data: 12/08/2021 19:08
- Alterado: 12/08/2021 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Crédito:Mauro Pedroso
Na medida em que a pandemia diminui, parcerias e ações de solidariedade precisam aumentar. Essa é a lição de cidadania e voluntariado que os integrantes do Grupo de Basquete de Rua “On Fire” querem promover nos espaços esportivos da cidade, junto com a Prefeitura de Diadema.
Nos últimos meses, com apoio de doadores e da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos de Diadema (SEMASU), esses amantes do basquete revitalizaram e pintaram algumas quadras esportivas. O objetivo do trabalho voluntário da “On Fire” é divulgar e estimular a prática do basquete e motivar mutirões comunitários nos espaços esportivos da cidade.
Mas depois de arregaçar as mangas e trabalhar duro na reforma, os jovens da “On Fire” também querem curtir, jogar e, por tabela, contribuir com a arrecadação de alimentos e agasalhos que serão destinados às campanhas assistenciais da Prefeitura: “Aquece Diadema” e “Sua Fome me Incomoda”.
Para isso, vai acontecer o “Rachão Solidário da On Fire” neste sábado, 14/8, a partir das 13h.
Esse evento reinaugura uma das quadras do Parque Paço, que ganhou pintura e equipamentos para jogos de basquete. Mesmo sendo um evento ao ar livre, os organizadores reforçam a obrigatoriedade do uso de máscaras.
Antes do Parque do Paço, outras três quadras foram revitalizadas e ganharam pintura, a partir da cooperação entre a SEMASU e a “On Fire”. Os espaços esportivos já beneficiados ficam na Praça PEC (CEU das Artes), ao lado do Circo Escola Diadema, no Jardim União; na Praça Kaleman, na avenida Luis Carlos Prestes, região do Campanário; e na Praça de Esportes Salvador Maccarone, na rua Mantiqueira, próximo à UBS Centro.
A “On Fire” está animada e confirma que mais quadras vão ganhar pintura e melhoramentos. A próximo mutirão deverá ser na Praça Paul Harris, no cruzamento da avenida Dom Pedro com rua José Bonifácio, na divisa dos bairros Conceição e Serraria. O plano da equipe é reivindicar e organizar, junto com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, um festival municipal de basquete com jogos nesses espaços reformados.
“Como a história de Diadema no basquete sempre foi forte, queremos contribuir para resgatar essa tradição esportiva da cidade”, explicou Fernando Andrade, da “On Fire”. Atualmente, com quase 30 anos, ele conta que a paixão dele pelo basquete começou quando ele tinha 14 anos, justamente no Parque do Paço.
Com mão de obra própria e com as tintas doadas, as equipes da SEMASU fizeram a pintura de outros pontos do Parque do Paço, como a pista de skate, quadra de futsal, guarita de vigilância, sala do Projeto GUARANA e o Espaço Fortalecer.
Na cidade, também já receberam pintura nova, as quadras do Parque Takebe, Praça Jardim das Nações e a do bairro Casa Grande (rua Mem de Sá, próximo à UBS). A lista inclui ainda a sede da SEMASU, no Jardim Inamar, e alguns espaços do Parque Ecológico Fernando Vitor de Araújo Lima, em Eldorado.
Em breve, será a vez do Ginásio Poliesportivo do Portinari, no bairro Casa Grande.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Wagner Feitoza, o Vaguinho, a Prefeitura não quer fazer nada sozinha. “Quando há parceria e diálogo com a comunidade, os melhoramentos dos espaços públicos sofrem menos vandalismo e, consequentemente, têm mais respeito e conservação por parte dos frequentadores”, destaca Vaguinho.
Segundo a direção da SEMASU, essas melhorias estão sendo possíveis a partir de doações das empresas Prensas Schuler, de Diadema, e Formag’s Indústria Gráfica, sediada em São Bernardo do Campo.
Além do auxílio da SEMASU, o evento “Rachão Solidário da On Fire” conta com o apoio externo da Associação de Basquete de Rua de São Paulo (ABRSP); DunkLab; e Kings Basketball.
Por fim, a coordenação da “On Fire” ressalta o caráter beneficente do evento e relembra aos fãs do basquete de rua que tragam suas doações de alimentos e agasalhos, mas não esqueçam que é obrigatório o uso de máscara.