Estagiárias da FAMA oferecem orientação nutricional em Ribeirão Pires

O projeto acontece nas unidades de saúde do Jardim Caçula e do Jardim Valentina

  • Data: 23/06/2021 14:06
  • Alterado: 23/06/2021 14:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMETRP
Estagiárias da FAMA oferecem orientação nutricional em Ribeirão Pires

Alanis Monteiro e Karia Silva

Crédito:Alexandre Henrique/PMETRP

Você está em:

Desde a segunda metade do mês de maio, estudantes de nutrição da FAMA (Faculdade de Mauá) estão abordando usuários sistema de saúde da estância para fazer a orientação à população sobre alimentação saudável, sempre com supervisão de profissionais. O programa está acontecendo nos bairros Jardim Caçula e Jardim Valentina e tem como objetivo melhorar a qualidade da alimentação das pessoas.

A iniciativa está ajudando a população no consumo de alimentos mais saudáveis, prevenindo assim doenças e problemas futuros. Segundo a ConVid, pesquisa de comportamento durante a pandemia, realizado pela FioCruz, o consumo de alimentos considerados não saudáveis, como alimentos congelados,  por exemplo, subiu 4% durante a pandemia, assim como o consumo de chocolate, biscoito e pedaços de tortas subiu 7% no mesmo período, na população adulta brasileira.

“A princípio o pessoal estranhava, mas aos poucos foram se rendendo. Nos dias mais lotados o pessoal consulta muito elas (estagiárias), para a população a ajuda vem sendo de grande importância, novos projetos como esse são muito bem-vindos” declarou Juliano Santos, Diretor da Unidade de Saúde Familiar (USF) do Jardim Caçula.

O atendimento vai até a semana do dia 28, os estagiários preparam uma apresentação diferente a cada semana, já foram seis temas diferentes abordados, alguns exemplos são: alimentos ultraprocessados, o uso de sal e açúcar e a leitura de rótulos de produtos industrializados. Todas as orientações são previamente revisadas pela mestra em ciência da saúde, Rita de Cássia Lazoski Araujo, a Supervisora do Estágio da FAMA.

A orientação na área da nutrição, a gente leva informação pro paciente, torná-los mais críticos em relação às escolhas alimentares. A gente está fazendo um estágio que dura 7 semanas, 20 dias, cada semana trazemos uma atividade, nessa semana estamos falando da alimentação na gestação” disse Alanis Monteiro, estudante de nutrição da FAMA, que está trabalhando na USF do Jardim Caçula.

Compartilhar:

  • Data: 23/06/2021 02:06
  • Alterado:23/06/2021 14:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMETRP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados