Tanto Biden quanto Trump pode ganhar as eleições dos EUA
Joe Biden, perto dos 270 votos com as vitórias em Wisconsin e Michigan na quarta-feira, deixa o presidente Trump jogando na defesa no meio de campo da batalha. Surpresas podem acontecer!
- Data: 05/11/2020 09:11
- Alterado: 05/11/2020 09:11
- Autor: Alex Faria
- Fonte: NYT
Crédito:
A disputa pode virar, mas Joseph R. Biden Jr. está a cada dia mais perto da Casa Branca, com um panorama de vantagens apontando a sua vitória, mas …, mas Donald Trump tem chances de virar em dois Estados e virar o jogo. Seis Estados ainda não concluíram a apuração de votos, Se Biden conquistar os votos necessários em Nevada e Geórgia e se confirmar Arizona, o novo presidente americano pode ser confirmado hoje: Joe Biden será eleito o novo presidente dos Estados Unidos da América. A definição antecipada seria possível em caso de vitória do candidato Joe Biden em pelo menos dois desses três Estados.
Para o candidato republicano e atual presidente dos EUA, Donald Trump, é necessário vencer na Geórgia, na Carolina do Norte e na Pensilvânia e virar o resultado em Nevada para se reeleger. Nas bolsas de apostas o azarão é o atual presidente.
Com 95% dos votos apurados na Georgia a vantagem é de Trump (49,6% contra 49,1% de Biden), já em Nevada, a vantagem é de Biden (49,3% a 48,7%) com chance de ambos reverterem a situação nos dois estados. A disputa é acirrada e Trump cumpre a promessa:
Trump recorre aos tribunais
O presidente entrou com ações judiciais na Pensilvânia e em Michigan, e sua campanha disse que exigiria uma recontagem em Wisconsin.
Tentando evitar a derrota nos estados que decidirão o resultado da eleição, o presidente Trump recorreu aos tribunais e às manobras processuais nesta quarta-feira.
O comitê da campanha do presidente recorreu à Suprema Corte para a contagem dos votos recebidos por até três dias após o dia marcado da eleição; em Michigan o que o comitê tenta é interromper momentaneamente a contagem alegando precisar ter melhor acesso dos observadores que enviou para monitorar as juntas eleitorais em busca de indícios de improbidade na contagem dos votos. Na noite desta quarta-feira Geórgia entrou na lista. Em Wisconsin e Michigan a campanha do presidente anunciou que solicitaria uma recontagem dos votos.
Tudo indica a determinação de Donald Trump em cumprir suas ameaças de realizar uma campanha agressiva após o dia das eleições para derrubar qualquer resultado que não fosse a seu favor e perseguir suas alegações infundadas de que o resultado foi fraudado.
Biden pode Frustrar os Planos de Guerra de Trump
Com o seu crescimento na contagem de votos as chances de o resultado ser determinado no tribunal diminuíram, o que não impede os esforços de Trump e sua campanha em se apegar a quaisquer indícios de possibilidades de vitória.