Com 3 cinturões em disputa, UFC 259 acontece neste sábado, 06 de março
Com três disputas de cinturão, o UFC 259: Blachowicz x Adesanya, que acontece neste sábado, dia 6 de março, em Las Vegas, promete agradar os fãs de MMA. Na luta principal da noite, o campeão meio-pesado Jan Blachowicz (27-8-0) defenderá seu cinturão diante de outro campeão da organização, o nigeriano Israel Adesanya (20-0-0), dono do cinturão peso-médio. O polonês […]
- Data: 05/03/2021 20:03
- Alterado: 05/03/2021 20:03
- Autor: Redação
- Fonte: UFC
Crédito:Divulgação UFC
Com três disputas de cinturão, o UFC 259: Blachowicz x Adesanya, que acontece neste sábado, dia 6 de março, em Las Vegas, promete agradar os fãs de MMA. Na luta principal da noite, o campeão meio-pesado Jan Blachowicz (27-8-0) defenderá seu cinturão diante de outro campeão da organização, o nigeriano Israel Adesanya (20-0-0), dono do cinturão peso-médio.
O polonês Blachowicz se tornou campeão da divisão até 93kg em setembro, quando nocauteou Dominick Reyes e conquistou o título até então vago – o ex-campeão Jon Jones abriu mão do cinturão um mês antes para focar em outros projetos. Em uma sequência de quatro vitórias, Blachowicz possui triunfos sobre nomes como Ronaldo Jacaré, Luke Rockhold e Corey Anderson.
Já Adesanya conquistou o título peso-médio em outubro de 2019, com um nocaute sobre Robert Whittaker. Desde então, já defendeu seu cinturão duas vezes – com vitórias sobre Yoel Romero e, mais recentemente, Paulo Borrachinha. Invicto com 20 vitórias, o nigeriano pode se tornar o oitavo atleta da história do UFC a ser campeão em duas divisões e entrar na lista que já tem nomes como Georges St-Pierre, Henry Cejudo, Conor McGregor e a baiana Amanda Nunes – uma das protagonistas da luta co-principal da noite.
Campeã peso-galo e peso-pena do UFC e uma das maiores atletas de todos os tempos, Amanda Nunes (20-4-0) defende pela segunda vez o seu título da divisão até 66kg. Em sua última luta, em junho, derrotou Felicia Spencer por decisão unânime. Com 11 vitórias seguidas, a Leoa tem uma motivação a mais para a luta deste sábado. Será a primeira vez que entra no octógono desde o nascimento da sua filha Raegan Ann Nunes, junto da também lutadora Nina Ansaroff.
A sua oponente, a australiana Megan Anderson (11-4-0), é ex-campeã peso-pena do Invicta e tem 10 vitórias e quatro derrotas na carreira. Na sua última aparição, em fevereiro de 2020, nocauteou a brasileira Norma Dumont no primeiro round.
Fechando a lista de lutas de título do UFC 259 está o confronto entre o campeão peso-galo Petr Yan (15-1-0) e o desafiante Aljamain Sterling (19-3-0). Essa será a primeira defesa de cinturão do russo, que o conquistou em julho ao nocautear o brasileiro José Aldo. Líder do ranking peso-galo, o americano Sterling vem em uma sequência de cinco vitórias, que inclui triunfos sobre Cory Sandhagen, Pedro Munhoz e Cody Stamann.
Thiago Marreta de volta
De olho em uma nova corrida pelo cinturão meio-pesado do UFC, o carioca Thiago Marreta (21-8-0) está de volta ao octógono. Segundo colocado no ranking da divisão, o atleta da Cidade de Deus foi superado em sua última luta pelo também brasileiro Glover Teixeira. Com 21 vitórias na carreira – sendo 15 por nocaute – Marreta soma triunfos recentes sobre nomes como o do campeão Jan Blachowicz e Jimi Manuwa. Neste sábado ele tentará adicionar o nome de Aleksandar Rakic (13-2-0) a essa lista. Quarto colocado no ranking, o austríaco vem de uma grande vitória sobre Anthony Smith em agosto.
Brasileiros em ação
Além de Amanda Nunes e Thiago Marreta, outros três brasileiros estarão em ação no UFC 259. As atletas do peso-palha Livinha Souza (14-2-0) e Amanda Lemos (8-1-1) fazem um duelo verde e amarelo no UFC Apex. Atual 15ª da divisão, a natural de São Paulo Livinha tem apenas duas derrotas na carreira. Em sua última luta, em agosto, superou a americana Ashley Yoder por decisão unânime. A paraense Amanda Lemos também vem de vitória na organização – uma decisão sobre Mizuki Inoue.
O peso-mosca Rogério Bontorin (16-2-0, 1NC) completa o time brasileiro. Contratado depois de participar do Contender Series Brasil, o paranaense busca reabilitação depois de ser derrotado por decisão por Ray Borg há um ano. Assim como ele, o seu oponente Kai Kara-France (21-9-0, 1NC) também quer reencontrar o caminho das vitórias. Em setembro, o neo-zelandês foi superado por Brandon Royval.