Palestra sobre educação inclusiva encerra encontro pedagógico em São Caetano
Na noite desta quinta-feira (24/10), foi encerrado o IV Encontro Pedagógico e Cultural da Educação Infantil
- Data: 25/10/2019 15:10
- Alterado: 25/10/2019 15:10
- Autor: Nelson Albuquerque
- Fonte: PMSCS
Rodrigo Mendes e o prefeito José Auricchio Júnior
Crédito:Letícia Teixeira/PMSCS
O evento de capacitação de professores, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, ocorreu durante quatro dias e terminou com palestra sobre educação inclusiva ministrada pelo educador Rodrigo Mendes, no Teatro Paulo Machado de Carvalho.
Na abertura, o prefeito José Auricchio Júnior recepcionou o palestrante e discursou sobre a intenção da cidade em se aprofundar no tema. “Temos um histórico na educação inclusiva e bons indicadores, mas não podemos nos acomodar, com certeza há algo mais a avançar e melhorar”, disse o prefeito.
Fundador do Instituto Rodrigo Mendes, o educador lembrou que já esteve em São Caetano em 2006 – primeira gestão do prefeito. “A cidade nos deu sorte, por isso é ótimo voltar”, comentou. A palestra desta vez teve o título “Educação Inclusiva: uma escola de qualidade para todos e todas”.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM SÃO CAETANO
O Programa de Educação Inclusiva da Prefeitura de São Caetano atende 600 alunos, em todas as escolas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, garantindo o acesso, a permanência e uma educação de qualidade. São 53 professores do AEE (atendimento educacional especializado) oferecendo dois tipos de suporte: ao professor em sala de aula e individualizado ao aluno.
A cidade tem 60 estagiários de Pedagogia e Letras, que trabalham diretamente com alunos a parte pedagógica. Também atuam 120 cuidadores no auxílio às crianças com deficiência que necessitam de cuidados a mais, como na alimentação.
A rede municipal conta ainda com 17 salas de recursos multifuncionais, capacitação permanente de professores, reuniões formativas periódicas, atendimento a famílias e constantes visitas nas escolas para avaliação dos serviços. Em parceria com a Sedef (Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida), o município oferece transporte especializado aos alunos com deficiência.
PARCERIA COM O INSTITUTO
São Caetano mantém parceria com Instituto Rodrigo Mendes que oportunizou uma formação em 2018 e 2019, sem nenhum custo para o município. O Instituto oferece essa formação anualmente a várias cidades, e São Caetano foi selecionada pela seriedade que dá à educação inclusiva.