Doença rara mobiliza pessoas em todo o mundo durante desafio esportivo

Iniciativa pretende completar 40 mil km em atividades esportivas para dar visibilidade à Fibrose Cística

  • Data: 09/11/2021 12:11
  • Alterado: 09/11/2021 12:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Unidos pela Vida
Doença rara mobiliza pessoas em todo o mundo durante desafio esportivo

Crédito:Divulgação

Você está em:

O desafio esportivo Volta ao Mundo pela Fibrose Cística segue a todo vapor, com o objetivo de dar visibilidade à fibrose cística, uma doença rara e ainda sem cura. Para isso, a Equipe de Fibra – projeto do Instituto Unidos pela Vida, que promove a iniciativa – convoca pessoas de todo o mundo para praticar atividades esportivas e completar um percurso total de 40 mil km, que corresponde a um giro pelo Planeta Terra. Desde o dia 9 de agosto, 313 pessoas participaram e 29.477 km já foram percorridos. O desafio acontece até o dia 22 de novembro e ainda dá tempo de se inscrever.

Os interessados podem baixar gratuitamente o aplicativo Equipe de Fibra, que está disponível para Android e iOS, fazer a inscrição por apenas R$10,90 (o valor será totalmente revertido para ações de conscientização sobre a fibrose cística) e então escolher entre as modalidades de caminhada, corrida, bicicleta ou outros esportes que calculem quilometragem percorrida.

O participante tem a liberdade de praticar as atividades quantas vezes quiser, até 22 de novembro. Não há limites de tempo ou distância a ser percorrida individualmente, e a pessoa poderá computar seus dados no aplicativo durante todo o período do desafio. Sugere-se que cada participante faça de acordo com sua condição de saúde, respeitando as regras sanitárias da sua região.

A iniciativa é aberta a todo público que já pratica ou que pretende começar uma atividade física. “Queremos mobilizar as pessoas por meio do esporte e com isso tornar a fibrose cística mais conhecida. Quanto mais a doença for de conhecimento geral, mais pessoas terão acesso ao diagnóstico e ao tratamento precoce”, explica Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, fundadora e diretora executiva do instituto.

O desafio Volta ao Mundo pela Fibrose Cística é uma ação da Equipe de Fibra, que faz parte do Programa de Incentivo à Atividade Física do Instituto Unidos pela Vida e visa incentivar a prática de exercícios físicos entre pessoas com fibrose cística e público geral. Para isso, divulga informações sobre o tema, compartilha exemplos de atletas, promove eventos e participa de provas nacionais e internacionais. “Em 2021 completamos 10 anos de trabalho, com pessoas do grupo em diversos estados do país. Com esse desafio pretendemos continuar movimentando e impactando muitas vidas no Brasil e mundo afora”, conta Cristiano Silveira, coordenador da Equipe de Fibra.

Compartilhar:

  • Data: 09/11/2021 12:11
  • Alterado:09/11/2021 12:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Unidos pela Vida









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados