DER contrata obras para novo viaduto na Índio Tibiriçá em Ribeirão Pires
Após ter investido na modernização de quase 40 kms da SP 031, Governo do Estado destina R$ 2,8 milhões em nova obra
- Data: 03/12/2020 19:12
- Alterado: 03/12/2020 19:12
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria de Transportes
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
Após ter investido na melhoria de quase 40 kms da rodovia Índio Tibiriçá (SP 031), o DER-SP vai agora construir um novo viaduto no km 47,7 da mesma estrada, em Ribeirão Pires. No sábado (28), o Departamento publicou no Diário Oficial do Estado o comunicado de contratação das obras. O novo investimento do Governo do Estado é de R$ 2,8 milhões.
A previsão é que o início das obras ocorra no primeiro trimestre, com prazo de execução de seis meses. Antes, em janeiro de 2021, a empresa vencedora, a Misorelli Palmieri Ltda, deverá ainda elaborar o projeto executivo com o detalhamento técnico do tipo de demolição e da obra a ser realizada.
“Esta obra é importante primeiro para a segurança de todos os usuários da rodovia, mas também para melhorar a logística de cargas do Grande ABC”, afirma o secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.
O viaduto existente no km 47,7 da SP 031 será demolido para que o novo possa ser construído. O DER não pretende interditar completamente o trânsito pela rodovia. Por isso, antes do início das obras, DER e empreiteira definirão cronograma para que motoristas e a população sejam avisadas com antecedência sobre qualquer impacto no tráfego local.
Com a publicação da contratação da obra, os próximos passos serão os seguintes: a empresa vencedora tem cinco dias para recolhimento de caução e outros 15 dias para assinatura do contrato junto ao DER.
Investimentos na SP 031
Em outubro, o DER entregou obras de modernização da SP 031, beneficiando quatro cidades do Grande ABC – São Bernardo do Campo, Santo André, Ribeirão Pires e Suzano –, com investimento de R$ 1,9 milhão.
A pista foi recuperada, com aplicação de microrrevestimento, em uma extensão total de 37,2 quilômetros. O projeto também incluiu nova sinalização, com tachões refletivos, e equipamentos de segurança como defensas e muretas de concreto.
Foram construídas ainda três rotatórias, nos kms 58,5, 59,8 e 60,8, e em todos estes pontos há acesso a bairros de Suzano. Entre o km 58,4 e o 62,2 a pista foi dividida, sendo mantido um sentido para cada lado.
A obra proporciona aos usuários melhores condições de segurança, boa trafegabilidade e fluidez ao trânsito.