Covid-19: Diadema oferece escuta qualificada para servidores municipais
Servidores municipais de Diadema que atuam no enfrentamento à covid-19 agora contam com um canal de escuta qualificada. O telefone 4043 8103 funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17
- Data: 14/04/2020 17:04
- Alterado: 14/04/2020 17:04
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Medicine doctor hand working with modern computer interface as concept
Crédito:Depositphotos
Durante a ligação, o servidor será atendido por profissionais como psicólogos e assistentes sociais que auxiliarão a lidar com os sentimentos vivenciados nesse momento de pandemia como angústia, tristeza, ansiedade, medo e outros, além de tirar dúvidas e receber orientação sobre como passar por esse período de forma mais tranquila.
Não é preciso se identificar pelo nome, apenas são solicitadas informações como idade, sexo e cargo, para que o profissional que realiza a escuta possa fazê-la de forma mais adequada e atender a necessidade de quem está ligando.
De acordo com a coordenadora de Saúde Mental do município, Denise Miyamoto de Oliveira, em alguns momentos, o medo é um dos sentimentos recorrentes, seja medo do contágio ou de contaminar a família, que pode ter membros no grupo de risco. “O medo pode paralisar e trazer sentimentos de fracasso e impotência. Por isso, é importante pedir ajuda. Esses trabalhadores não estão sozinhos. O que pode ser feito, está sendo feito, mas nem tudo é controlável”, afirma.
Nesse período, também é estimulado manter espaços de vivências prazerosas, como música, poesia, culinária, séries ou aprender uma nova habilidade, algo que seja prazeroso para cada um. “É importante organizar a rotina de trabalho e fora dele, ter um tempo para descanso e não se sobrecarregar de informações, além de manter as relações afetivas de família, amigos e amores, mesmo que de forma virtual”, ressalta a coordenadora.
Ação e prevenção
Diadema decretou situação de emergência em 18 de março (Decreto Municipal nº 7.709) e, seis dias depois, estado de calamidade pública (Decreto Municipal nº 7.715 de 24 de março de 2020). Em 6 de abril, o prefeito Lauro Michels assinou o Decreto Municipal nº 7.719 que prorrogou a quarentena na cidade por mais 15 dias, conforme orientação do Governo do Estado de São Paulo (Decreto Estadual nº 64.881, de 22 de março de 2020).
Serviço:
Escuta qualificada para servidores municipais que atuam no enfrentamento à covid-19
Atendimento pelo telefone 4043 8103, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.