Chevrolet estreia pacote de equalização em Interlagos
Novo sistema visa aumentar o já impressionante equilíbrio da categoria. Confira os números
- Data: 23/08/2020 16:08
- Alterado: 23/08/2020 16:08
- Autor: Redação
- Fonte: Stock Car
Chevrolet Cruze
Crédito:Duda Bairros/Vicar
Com três pilotos empatados no primeiro lugar da pontuação, em uma situação rara no automobilismo, o regulamento 2020 da Stock Car já faz sucesso apesar de a categoria ter realizado apenas duas etapas na temporada. Mas neste domingo (23), durante a Corrida do Milhão Solidário, a Stock viu a estreia de uma das novidades técnicas projetadas para gerar ainda mais equilíbrio na pista: as equipes que utilizam o modelo Chevrolet Cruze terão direito de utilizar o “Pacote técnico 01”, que concede “upgrades” de aerodinâmica dimensionados para equiparar o desempenho dos carros.
A medida faz parte do sistema de pacotes de desempenho que são automaticamente adotados por uma das duas marcas participantes assim que a rival abrir vantagem de mais de 30 pontos no ranking das montadoras. Neste sábado, após a vitória de Nelsinho Piquet e o segundo lugar de Cesar Ramos, a Toyota passou a somar 145 pontos contra 112 da concorrente, acionando o gatilho que permite a adoção automática do pacote técnico inicial.
De acordo com este dispositivo do regulamento, os times que competem com os Chevrolet Cruze disputaram a Corrida do Milhão Solidário adotando um “gurney” (elemento horizontal da asa traseira) até 8 mm mais alto que a versão inicial descrita nas regras (que tem um máximo de 17,5mm). Também será permitida alteração no assoalho dianteiro, que avançará em 20mm para fora da carroceria do carro, chegando a um máximo de 120mm (a versão original chega a 100 mm no total).
“Eu acredito que o aumento do assoalho será a mudança que pode gerar mais efeito neste momento, especialmente nas curvas de alta”, opinou Rodolpho Mattheis, chefe de equipe dos pilotos Pedro Cardoso e Gabriel Casagrande – que foi um dos destaques nos treinos de sexta-feira. “Ele deve melhorar a pressão aerodinâmica na frente do carro, permitindo aos pilotos fazer contornos de curva com mais velocidade. Fizemos testes na pré temporada. Mas o que vale é amanhã”, concluiu Mattheis.
Estatísticas – Os números das três primeiras corridas mostram o bom nível de equilíbrio da categoria. Considerando os dez primeiros colocados nos treinos livres e tomadas de tempo, nas seis sessões realizadas pelos carros da Stock Car desde a estreia do novo projeto em Goiânia, o placar mostra que o Chevrolet Cruze ocupou 32 vezes um lugar entre os dez primeiros colocados, contra 28 do Corolla – com uma diferença de quatro a favor da marca norte-americana. A maior margem, inclusive, foi registrada no segundo treino livre goiano, quando sete modelos Cruze ficaram entre os dez melhores, contra três da marca japonesa.
Nas primeiras três corridas disputadas – duas em Goiânia e a deste sábado em Interlagos –, o equilíbrio é ainda mais forte, com um empate absoluto entre as duas marcas. Na soma das três provas, Corolla e Cruze ocuparam 15 vagas