Ipem-SP verifica opacímetro em São Caetano
O instrumento é um aparelho que mede a característica física dos gases de escape dos motores diesel, na forma do enegrecimento da fumaça
- Data: 31/05/2021 15:05
- Alterado: 31/05/2021 15:05
- Autor: Redação
- Fonte: Ipem-SP
Ipem-SP verifica opacímetro em São Caetano do Sul
Crédito:Divulgação/Ipem-SP
O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, que tem como objetivo defender o consumidor, realizou nesta segunda-feira, 31 de maio, a verificação inicial de um opacímetro, na empresa Texa Diagnóstico Automotivo do Brasil Comercial Ltda, em São Caetano do Sul, cidade da Região Metropolitana de São Paulo, localizada a 13 km da capital.
Opacímetro é um instrumento utilizado para determinar a opacidade da fumaça gerada por motor de ignição por compressão que é expelida através do cano de descarga e não os gases (hidrocarbonetos, monóxido de carbono e dióxido de carbono) que a compõe. Isso é feito pelo medidor de gases de exaustão veicular.
A legislação de proteção ao meio-ambiente estabelece limites para emissão desses poluentes de modo a proteger a saúde e o meio ambiente. O opacímetro é usado na fiscalização, mas também como ferramenta para diagnóstico de eventuais anomalias do veículo.
O opacímetro é um instrumento de medição sujeito à metrologia legal, conforme determina a portaria Inmetro nº 60/2008 e, portanto, deve passar por verificação inicial, no fabricante, e verificações subsequentes quando em uso: verificação periódica uma vez por ano e verificação eventual após reparo. Por ser um instrumento óptico sofisticado, a verificação metrológica desse instrumento exige expertise do metrologista e o apoio de um de computador com software específico.
Em 2020, o Ipem-SP verificou 704 opacímetros. Sendo 596 na verificação periódica, 94 na inicial e 14 em após reparo.