Sesc Santo André exibe em seus canais digitais o projeto teatral Cenas Centrífugas
A programação traz apresentações e encontros virtuais que revelam os processos de criação e produção teatral e será disponibilizada nas redes sociais do Sesc Santo André
- Data: 14/10/2020 16:10
- Alterado: 14/10/2020 16:10
- Autor: Redação
- Fonte: Sesc Santo André
Flores Amarelas – Cia. do Flores
Crédito:Alécio Cézar
Entreato é o intervalo entre dois atos consecutivos de uma apresentação teatral ou musical. Em alguns espetáculos, esse intervalo pode trazer uma breve representação dramática, poética ou musical, ou seja, uma entrecena. Enquanto a segunda edição do projeto Cenas Centrífugas aguarda pelo momento seguro para estrear presencialmente, devido às medidas de contenção à pandemia de COVID-19, os grupos convidados se encontram, virtualmente, para refletir e dialogar sobre o teatro no contexto atual e para experimentar possibilidades do fazer teatral no meio digital.
CENAS CENTRÍFUGAS
Cenas Centrífugas é um projeto que pretende refletir sobre as noções de centro e de margem por meio do encontro entre grupos teatrais do ABC e da cidade de São Paulo. A ação foi realizada pela primeira vez em 2019. A segunda edição estava pronta para estrear, em março de 2020, quando foi adiada, como toda programação cultural, devido à pandemia do novo coronavírus. Neste momento, e de maneira exclusivamente virtual, o projeto continua com seu objetivo de discutir teatro e revelar as conexões estético-políticas entre os coletivos convidados, evidenciando aproximações e distanciamentos em suas características, além da possibilidade de ampliar o alcance do teatro nas plataformas digitais.
Cenas Centrífugas: entreato conta com a participação da Cia. do Flores, Cia. do Tijolo, Coletivo MENELÃO e Núcleo de Experimentos em Dramaturgia (NED), que agora se reúnem de uma forma totalmente diversa da que havia sido planejada, mas com a mesma entrega que os espetáculos teatrais possibilitam. Cada grupo vai apresentar suas propostas e investigações cênicas, e, juntos, vão realizar uma espécie de residência artística e virtual sob a orientação do NED.
A programação, que vai de 6 de outubro a 27 de novembro, conta com diferentes atividades, como a desmontagem de espetáculos, encontros e debates online e vídeos de apresentações e bastidores. O público segue convidado a mergulhar no universo artístico particular de cada um dos grupos, mas sem perder de vista as intersecções e os espaços comuns criados pelos encontros e experimentações entre eles.
Cenas Centrífugas: entreato
Programação
Ateliê Coletivo On-line: encontros
Encontros virtuais entre a Cia. do Flores, Cia. do Tijolo, Coletivo MENELÃO e Núcleo de Experimentos em Dramaturgia – sem exibição ao público
Dias 6 e 20/10
Dias 3 e 24/11
O NED disponibilizará ao público, posteriormente, os relatos sobre os encontros.
Flores Amarelas: pílulas poéticas – com Cia. do Flores
Dias 6, 13, 20 e 27/10, terças, às 19h
A primeira pílula já está disponível no canal do Sesc Santo André no Youtube: http://youtube.com/santoandresesc
Recomendação etária: 16 anos
Ateliê Coletivo On-line: relatos
O NED – Núcleo de Experimentos em Dramaturgia apresentará ao público os relatos sobre os encontros virtuais entre as Cias.
De 10/10 a 28/11, sábados, às 15h
Exibição no canal do Sesc Santo André no Youtube: http://youtube.com/santoandresesc
Apresentação
Desmontagem: Ledores no Breu – com Cia. Do Tijolo
Dia 10/10, sábado, das 19h às 20h.
Exibição no canal do Sesc Santo André no Youtube: http://youtube.com/santoandresesc
Recomendação etária: 16 anos
Apresentação
Desmontagem: O Avesso do Claustro – com Cia do Tijolo
Dia 11/10, domingo, das 19h às 20h.
Exibição no canal do Sesc Santo André no Youtube: http://youtube.com/santoandresesc
Recomendação etária: 16 anos
Flores Vermelhas: pílulas poéticas – com Cia. do Flores
Dias 3, 10, 17 e 24/11, terças, das 19h às 20h.
Exibição no canal do Sesc Santo André no Youtube: http://youtube.com/santoandresesc
Recomendação etária: 16 anos
Apresentação
A cigana, o palhaço e o astronauta – com Coletivo MENELÃO
Dias 21 e 28/11, sábados, às 21h.
Inscrições pelo Portal do Sesc SP nos dias 20 e 27/11.
Recomendação etária: 16 anos