Dicas para empreendedores superarem a crise financeira causada pelo coronavírus
Reinvenção, prudência e adaptação ao novo normal são as palavras de ordem para micro e pequenos empresários
- Data: 23/06/2020 17:06
- Alterado: 23/06/2020 17:06
- Autor: Redação
- Fonte: Senac Santo André
Crédito:
Não é novidade para ninguém que a pandemia do coronavírus causou prejuízos na saúde de muitas pessoas e na vida financeira das empresas. Segundo dados de pesquisa realizada em março de 2020 pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por causa das medidas de combate ao avanço da Covid-19, 89% dos pequenos negócios registraram queda de faturamento e 63% dos entrevistados disseram que a perda mensal foi de 50% ou mais.
Avaliando o cenário, Willian Oliveira, docente do Senac Santo André, indica cinco passos estratégicos para empreendedores superarem a crise no processo de retomada econômica do país.
Reinvente-se
Busque novas modalidades de venda e considere entrar de uma vez por todas na era digital, com investimento em comércio e marketing on-line. “A venda por meio das redes sociais ganhou bastante destaque neste período de isolamento social, manter o esquema é estar alinhado com as demandas do novo normal”, explica Willian.
Reveja os custos fixos
Faça uma avaliação criteriosa dos pagamentos de aluguel, água, luz, telefone, funcionários e outros custos fixos de modo a cortar os excessos. “Uma boa dica é pensar em reestruturar o negócio de modo que possa funcionar em esquema de home office, como experimentamos nos últimos meses, por causa da pandemia”, sugere o docente.
Respeite seu orçamento
Corte o que for possível dos custos variáveis, evitando gastar além do planejado e do que se tem em caixa. “Você deve ser fiel ao seu planejamento orçamentário”, reforça o especialista.
Seja prudente com seu dinheiro
Uma das muitas alternativas para manter o negócio vivo é a aquisição de empréstimos, de fundos públicos ou privados. “Se contratar um empréstimo for inevitável, analise as ofertas com bastante cautela, compare as taxas, os prazos de pagamento e claro, priorize aquela que oferece os juros menores”, orienta.
Seja honesto com seu negócio e tenha empatia pelos outros
Na hora de fazer o balanço das contas e traçar seu novo plano de negócio, eleja as prioridades, avalie suas condições de cumprir com os acordos e negocie aqueles que você não sabe se consegue pagar. Porém, ao fazer essa análise, se coloque no lugar do outro e lembre que ele também pode estar passando por dificuldades, como a maioria dos empreendedores, lembra Willian, que completa: “busque parcerias, apoie e valorize os parceiros e clientes fiéis, fique atento aos juros e aos prazos, pague as contas imprescindíveis primeiro e as outras conforme seu fluxo de caixa da atualidade.”
Senac Santo André
Endereço: Avenida Ramiro Colleoni, 110 – Centro, Santo André – SP
www.sp.senac.br/santoandre