Covid-19 expandiu os horizontes do setor criativo por meio do profissional de design
Fenômeno reflete-se no número de inscritos nos vestibulares no curso de Design, no Instituto Mauá de Tecnologia
- Data: 02/06/2021 11:06
- Alterado: 02/06/2021 11:06
- Autor: Redação
- Fonte: IMT
Crédito:Letícia Teixeira
Muito se fala sobre as mudanças em nossas formas de trabalhar e na aceleração digital com a pandemia da Covid-19, mas ela também colocou em evidência a oportunidade do profissional de Design. As marcas de produtos e objetos em geral, montadoras de automóveis, fábricas de embalagens, empresas de programação visual e digital, entre outras, estão focadas em oferecer diferenciais a fim de adaptá-los à nova realidade de distanciamento social, onde compras e aquisições cresceu muito de forma on-line, o que fez valorizar ainda mais a questão dos aspectos estéticos e funcionais.
A coordenadora do curso de Design do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), Claudia Facca, reforça que é fundamental a participação do design na pesquisa sobre os hábitos dos consumidores, dos novos materiais e tecnologias de fabricação, procurando diminuir os custos de produção e aumentar a satisfação do cliente. O curso de Design oferece as técnicas usadas na criação e no desenvolvimento de projetos gráficos e de comunicação visual e na concepção artística de peças, objetos e novos produtos.
“O profissional encontra diversas áreas de atuação a sua disposição, principalmente neste período de pandemia, quando a concorrência migrou para o mundo virtual e as empresas estão entendendo que o design diferencia o produto, até mesmo para projetar e desenvolver interface para mídias digitais, como páginas para a internet. Por isso a funcionalidade, apresentação e risco-benefício são fundamentais nesse processo para conquistar a preferência desse consumidor”, comenta a professora Claudia.
Desde o começo da pandemia, percebeu-se que houve um aumento de inscritos nos vestibulares para o curso de Design, como na Mauá, cujo Vestibular de Inverno está com as inscrições abertas até 28 de junho (www.maua.br/vestibular). “O graduando de Design precisa ser criativo, curioso (principalmente por imagens e objetos) e deve estar sempre atento às mudanças que ocorrem a sua volta. Conhecimento sobre arte é recomendável para se dar melhor na carreira, mas isso pode ser adquirido ao longo dos quatro anos do curso de graduação”, finaliza a especialista.