Equipe Ambiental de Ribeirão Pires realiza cirurgia para salvar pássaro
O Suiriri passa bem e passará o resto de sua vida em cativeiro, já que não vai mais conseguir voar
- Data: 05/10/2021 14:10
- Alterado: 05/10/2021 14:10
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
O Suiriri passa bem e passará o resto de sua vida em cativeiro devido a sua deficiência
Crédito:PMETRP
O Departamento de Proteção à Fauna e Bem Estar Animal de Ribeirão Pires, ligado à secretaria do Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, realizou um procedimento de certo modo delicado nesta segunda-feira, dia 4. A equipe teve que fazer uma cirurgia de amputação de uma das asas de um Suiriri-Cinzento, que estava muito ferido devido a um ataque de gato. A ação contou com o apoio do Clube dos Vira Latas, que cedeu seu centro cirúrgico para o procedimento.
Um munícipe que presenciou o ataque acionou a equipe, que prontamente atendeu ao chamado. “Depois da avaliação, constatamos que a asa estava quebrada e que seria necessário uma cirurgia, porque ele já tinha perdido boa parte da autonomia da asa”, explicou uma das veterinárias da equipe, Maria Helena. “Foi uma cirurgia super tranquila e rápida”, completou.
O animal está se recuperando bem e passará o resto de sua vida em cativeiro, já que não vai mais conseguir voar.
O suiriri-cinzento é uma espécie comum em quase toda parte sul do continente americano, com exemplares no Uruguai, Argentina e boa parte do Brasil, incluindo a região onde se encontra Ribeirão Pires, é uma ave pequena que pode chegar até 26 centímetros e pesar no máximo 16 gramas.
Para denúncias, salvamentos ou entregas voluntárias, os telefones da equipe são: 4824-4197 ou 97211-1112, este segundo também atende via WhatsApp