Brasileiro começa a buscar a diversificação no mundo dos investimentos
Segundo pesquisa, caderneta de poupança perdeu espaço pela primeira vez em quatro anos
- Data: 07/09/2021 08:09
- Alterado: 07/09/2021 08:09
- Autor: Redação
- Fonte: Mercado Financeiro
Mercado Financeiro
Crédito:Pixabay/Reprodução
O “Raio X do Investidor Brasileiro” (2020), uma pesquisa feita pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), em parceria com o Datafolha, apontou pela primeira vez que a poupança perdeu adeptos, enquanto todos os outros produtos financeiros foram mais utilizados. Contudo, as classes A e B ganharam mais participação no mundo dos investimentos.
Ações, títulos privados e fundos ganharam participação no portfólio dos investidores no último ano, enquanto a caderneta de poupança perdeu espaço pela primeira vez em quatro anos, desde que a pesquisa é realizada.
Outros dados, de acordo com a B3 (Bolsa de Valores do Brasil, hoje a 5ª maior bolsa em valor de mercado do mundo) compilados pela XP Inc., em 2020, as mulheres representaram 26,2% dos 3,2 milhões de pessoas físicas cadastradas na Bolsa ao longo do ano. O destaque, segundo o relatório, fica por conta da taxa de crescimento das mulheres: 118,1% na comparação ano a ano, muito à frente da evolução de 84,3% do público masculino na B3.
Sabrina Amélia é jovem mineira e expert prodígio no conhecimento financeiro. Com apenas 27 anos já incluía o título de Doutora em Finanças pela UFMG. Trabalhou por dois anos como professora na mesma universidade, mas ainda faltava algo: o amor por ensinar existia, no entanto, a jovem apenas se sentiu completa quando abriu um curso em que visse os alunos colocando em prática seus ensinamentos sobre investimento sem que precisassem estar na universidade. Daí, surgiu a escola Mercado Financeiro.
A trajetória profissional dela e o seu cacife de conhecimento sobre a própria área impressiona – ainda mais por ser uma mulher em um ramo predominado por homens.
“Você não precisa ser doutor no assunto para investir, mas ter capacitação para tanto. É o seu dinheiro e você deve ser o maior interessado em entender o que está acontecendo com ele. É preciso cautela para não ir na onda de dicas, apenas”, avalia Sabrina.
Entre os dias 10 e 14 de setembro, a Doutora em Finanças pela UFMG Sabrina Amélia fará 5 aulas on-line gratuitas como pré-lançamento do curso “Eu no Mercado Financeiro”.