Santo André entrega nova ala de psiquiatria do CHM
O novo espaço teve investimento de R$ 130 mil e foi entregue totalmente reformado dentro dos padrões do programa QualiSaúde
- Data: 01/06/2019 12:06
- Alterado: 22/08/2023 21:08
- Autor: Rafaela Mazarin
- Fonte: Secom-PSA
Nova ala de psiquiatria do CHM
Crédito:Alex Cavanha/PSA
Encerrando o mês da Luta Antimanicomial, a Prefeitura de Santo André entregou nesta sexta-feira (31) a nova ala de psiquiatria do Centro Hospitalar Municipal Dr. Newton da Costa Brandão. O novo espaço foi entregue totalmente reformado dentro dos padrões do programa QualiSaúde e conta, dentro da sua estrutura, com dois consultórios, duas alas de observação, ala de enfermagem, serviço social e uma ala externa de convivência que proporciona ao usuário uma permanência mais agradável. Além disso, haverá ampliação na quantidade de leitos, passando dos atuais oito para dez leitos. O investimento foi de R$ 130 mil.
“Hoje estamos entregando dignidade aos usuários e além de mudar o nível de atendimento na saúde pública da nossa cidade. Até agora já foram 14 equipamentos entregues com o padrão do programa Qualisaúde. A reforma no hospital é permanente, temos um cronograma até 2020 para transformar as áreas desse hospital, para que a partir do ano que vem, de forma geral, ele tenha uma nova cara”, pontuou o prefeito Paulo Serra.
O serviço oferece atendimento 24 horas por dia e é referenciado para casos de urgência e emergência onde os usuários permanecem em observação por até 72 horas. Para casos em que o usuário apresente a necessidade de acompanhamento será encaminhamento para rede municipal de saúde. “É importante essa inauguração porque estamos trabalhando exatamente com o conceito da dignidade para os pacientes da ala psiquiátrica. Tínhamos um espaço totalmente precário, hoje estamos entregando um espaço totalmente remodelado do padrão Qualisaúde, que o prefeito tem implementado em sua gestão e felizmente estamos dando mais um passo na estruturação da nossa Rede de Atenção Psicossocial”, comemorou o secretário de saúde, Márcio Chaves.