Emeief Jardim Irene realiza atividades do Dia do Saber em Movimento_x000D_
A mistura de família e jogos cooperativos marcaram a data nas unidades que se destacaram no dia do programa, realizado no final do mês de maio
- Data: 08/06/2019 09:06
- Alterado: 08/06/2019 09:06
- Autor: Paola Zanei
- Fonte: Secom PSA
Atividade do Dia do Saber em Movimento
Crédito:Angelo Baima/PSA
Uma mesa com kiwi, figo, melancia, pera, uva e banana à vontade, transformou a hora da merenda em um momento de descoberta para muitos alunos da Emeief Jardim Irene, no CESA (Centro Educacional de Santo André) do Jardim Irene. A atividade fez parte do conjunto de ações promovidas como reconhecimento da Secretaria de Educação para as unidades que se destacaram na participação do Dia do Saber em Movimento, que em 23 de maio, envolveu todas as unidades da rede municipal em ações de incentivo a atividade física e uma vida mais saudável. A creche Hideki Koyama, no bairro Cata Preta, e o Centro Público de Formação Profissional Armando Mazzo, na Vila Guiomar, também foram contempladas.
“A maioria dos alunos não conhecia todas as frutas, principalmente o figo, e a primeira reação foi de receio de experimentar e depois foi de surpresa. Depois vêem a gente comendo e tomam coragem para pegar. E os outros que estavam olhando vão atrás”, contou a professora Carla Cristine, que dá aula para o segundo ciclo da Educação Infantil. Segundo Carla, a ação é muito importante porque amplia universo das crianças, dentro de uma ação que é cotidiana. “Em suas casa eles não têm muito contato com alimentos naturais. Além do arroz e feijão, eles sempre citam pipoca, refrigerante, bolacha, como itens de sua alimentação”, afirmou.
De acordo com a nutricionista da supervisão de alimentação escolar da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento de Santo André), Raquel Santiago, a ideia é promover um piquenique dentro da escola, como forma de incentivar o consumo de frutas, e ainda incentivar a autonomia e a liberdade ao permitir que eles escolhessem e pegassem as que mais gostavam. A merenda escolar de Santo André é composta por uma fruta de sobremesa quatro vezes por semana. Geralmente são oferecidas frutas de época. “Esta é uma ação de educação nutricional para incentivarmos o consumo de frutas e uma forma de premiar as crianças, que costumam gostar muito de fruta”, destacou. Raquel acrescenta que todos os alimentos da merenda são em natura, não há nada industrializado.
Além desta atividade, a programação da Emeief do Jardim Irene contou ainda com aferição de pressão e medição de Índice de Massa Corpórea (IMC) de pais e funcionários, alongamento e dança para os estudantes e familiares, palestra sobre alimentação saudável para os pais e ainda jogos cooperativos para os alunos. Na creche Professor Hideki Oyama, também houve atividade de experimentação das frutas, mas ainda incluiu pintura facial e escultura de bexigas e matroginástica, que é uma atividade física para pais fazerem junto com seus filhos. Já os alunos da educação de jovens e adultos do Centro Público Armando Mazzo, foram assistir a um jogo de basquete do time de Santo André, no ginásio do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia.
“Reconhecer as escolas que se destacaram dentro da proposta de promover um dia voltado para esse tema é uma forma de incentivar as unidades e mostrar que são capazes, aumentando também, sua auto-estima”, disse a coordenadora de Educação Física Escolar, Fabiana Morgado Gomes.
Segundo a coordenadora, a ideia é ampliar a abrangência da expressão “qualidade de vida”, para além das questões relacionadas à saúde. “A gente pensa que qualidade de vida envolve também aspectos como alegria, diversão, alimentação saudável e a relação com o outro. É agregar multi fatores que alcancem o indivíduo em diversas dimensões de forma a moldar o cidadão, caminhando em busca de seu sonho e de uma vida mais saudável”, acrescentou.