Teatro Endoscopia grava A Farsa do Advogado Pathelin
Com direção e adaptação de Flávio Marin, espetáculo da companhia de Santo André estreia em setembro com exibições online
- Data: 12/08/2021 16:08
- Alterado: 12/08/2021 16:08
- Autor: Redação
- Fonte: Teatro Endoscopia
A Farsa do Advogado Pathelin
Crédito:Andréa Iseki
Prestes a completar 20 anos de trajetória, a companhia andreense Teatro Endoscopia deu início às gravações do espetáculo “A Farsa do Advogado Pathelin” no Céu Ana Maria, em Santo André. A peça estreia em setembro, com exibições online no canal de YouTube do grupo.
Com direção e adaptação de Flávio Marin para a obra francesa homônima, que é considerada um clássico do teatro medieval, o espetáculo conta com processo de criação feito à distância em razão da pandemia, com ensaios online, assim como reuniões para as concepções de cenário, figurino, iluminação, trilha e fotografia.
“Após 5 meses de ensaios, estamos gravando o primeiro de dois espetáculos que marcam 20 anos de companhia. Existir enquanto grupo de teatro independente, fora da capital, é um ato de resistência, e este espetáculo, o primeiro a conseguir recursos de edital, é a materialização da nossa luta contínua”, declara Marin.
Com cenário, figurino e linguagem do palhaço e do universo circense, a montagem coloca em debate a situação dos trabalhadores na pandemia, assim como a parcialidade do sistema judiciário, a partir da história do trapaceiro advogado Pathelin, do avarento comerciante Jacó e do pastor de ovelhas Buscapé.
A comédia infanto-juvenil tem no elenco Andressa Ferreira, Daniel Gregório, Daniel Sapiência, Diogo Guedes e Paula Martins, que se revezam na interpretação dos personagens. “A proposta estabelecida é de jogo – uma palhaçada que tem enredo, mas sempre pode estar aberta para improvisações”, conta o diretor.
Na trama, Jacó tem queda nas vendas em função da pandemia e suspende o salário do empregado Buscapé, que rouba uma ovelha do patrão para alimentar sua família. Acusado do crime, Buscapé resolve contratar o falido advogado Pathelin, que havia aplicado um golpe no próprio Jacó para obter roupas novas.
Fundada em 2001, na Escola Livre de Teatro de Santo André, a companhia Teatro Endoscopia possui no repertório recente as seguintes montagens: “Dois Perdidos numa Noite Suja” (2014), “Alma” (2015), “Oração para um Pé de Chinelo” (2017) e “Tuf-Tuf & Rodapé Brincam com Gente Miúda” (2019).
O espetáculo “A Farsa do Advogado Pathelin” é contemplado pela Lei Aldir Blanc – Edital Projetos da Secretaria de Cultura de Santo André, junto ao Fundo Municipal de Cultura e ao Governo Federal.
A Farsa do Advogado Pathelin – Teatro. Exibições online nos dias 11 e 18 de setembro, a partir das 20h. No canal de Youtube da Teatro Endoscopia. Grátis. Classificação livre.
Ficha técnica:
Produção executiva: Charanga da Alegria
Direção e adaptação: Flávio Marin
Elenco: Andressa Ferreira, Daniel Gregório, Daniel Sapiência, Diogo Guedes e Paula Martins
Cenografia: Daniel Sapiência, Elidy Moreira e Rodrigo Schoeps
Figurino: Elidy Moreira
Iluminação, operação de luz e fotografia: Andréa Iseki
Trilha sonora: Adonai de Assis
Direção e operação de áudio: Gustavo Martins
Direção de fotografia e operação de vídeo: Marília Lino
Design gráfico: Rodrigo Schoeps