Mercado despertando
Depois de amargar quatro anos de baixas, as vendas de automóveis no mercado brasileiro cresceram no primeiro semestre de 2018. Saiba quais foram os mais vendidos neste primeiro trimestre
- Data: 12/07/2018 11:07
- Alterado: 12/07/2018 11:07
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Daniel Dias/Agência AutoMotrix
Crédito:Divulgação
Nem o fato de a Copa do Mundo da Fifa ocupar metade de junho atrapalhou. Apesar de o brasileiro ficar mais de olho na televisão do que nas concessionárias durante os jogos do Mundial, o sexto mês do ano manteve o ritmo de vendas de automóveis dos meses anteriores e colaborou para um primeiro semestre de aceleração para a indústria automotiva brasileira. Conforme os resultados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os dois principais segmentos, o de carros e comerciais leves – que compõem 90% do mercado automotivo – tiveram 195 mil emplacamentos em junho, uma alta de 3,2% em relação ao mesmo mês de 2017. No acumulado do primeiro semestre, os dois segmentos acumularam 1,127 unidades vendidas, representando crescimento de 13,7% em comparação ao mesmo período do ano passado. Os números representam uma redenção para as fabricantes e revendas, que amargaram uma sequência de quatro anos com reduções nos emplacamentos.
Após o “boom” do mercado brasileiro ocorrido do final de 2008 a 2012, quando o país chegou a ocupar a quarta posição no ranking de vendas global, e a descida ladeira abaixo depois de 2013, devido à crise econômica e política, o mercado nacional de automóveis começou a colocar o nariz fora d’água em 2017, quando pelo menos parou de cair. Agora, se consolida rumo a uma aparente “velocidade de cruzeiro”. Tanto que a Fenabrave já recalculou suas projeções para o ano. Segundo a entidade representante das concessionárias no país, 2018 deve fechar com alta de 9,9%.
Nestes seis primeiros meses do ano, alguns automóveis consolidaram sua posição no panorama automotivo brasileiro. Líder de vendas há três anos consecutivos, o Chevrolet Onix se mantém no alto da lista de emplacamentos, assim como o Hyunday HB20 (segundo mais vendido), o Ford Ka (terceiro mais vendido) e o Toyota Corolla (nono mais vendido). Alguns caíram das primeiras posições, como o Sandero, que perdeu a condição de carro mais vendido da Renault no país para o jovem Kwid. Outros modelos avançaram ou ressurgiram – caso quase específico do Volkswagen Gol, líder do ranking por 27 anos a partir dos anos 1980 que, após um breve período de ocaso, retomou um honroso quinto lugar. Já o Jeep Compass se firma na décima posição entre os mais vendidos e se destaca como o modelo que mais cresceu no emergente segmento dos SUVs.
“Top Ten” dos automóveis mais vendidos no Brasil no primeiro semestre
1. Chevrolet Onix (89.620 unidades vendidas) – hatch compacto produzido no Complexo de Gravataí (RS) da General Motors, o Onix foi apresentado no Salão de São Paulo de 2012, para substituir o Corsa e o Celta. Feito sobre a plataforma Gamma II, o modelo lidera as vendas no Brasil há três anos.
2. Hyundai HB20 (50.419 unidades vendidas) – produzido em Piracicaba (SP), o HB20 é o primeiro modelo “popular” da fabricante sul-coreana feito no Brasil, lançado em 2012. Base para os “irmãos” HB20S (sedã) e HB20X (aventureiro), o carro da Hyundai veio para concorrer, na época, com Gol, Palio, Fiesta, 207, Sandero, Etios e o recém-chegado Onix. Tornou-se um sucesso instantâneo desde o lançamento.
3. Ford Ka (48.262 unidades vendidas) – feito primeiramente em São Bernardo do Campo (SP) e atualmente no Complexo de Camaçari (BA), o subcompacto da Ford teve três gerações bem diferentes. A terceira segue as linhas globais dos compactos da fabricante, com a grade inspirada nos modelos Aston Martin, como também são as do Fiesta e do Fusion.
4. Volkswagen Polo (34.138 unidades vendidas) – fabricado simultaneamente na Alemanha e no Brasil desde 2002, o Polo foi totalmente renovado no ano passado. A geração atual foi apresentada poucos meses depois de ser mostrada na Europa, e traz as mesmas especificações de lá, embora tenha detalhes visuais específicos para o Brasil.
5. Volkswagen Gol (32.512 unidades vendidas) – líder do mercado brasileiro por quase três décadas, quase a partir de seu lançamento, em 1980. Depois de um período de declínio nas vendas, o compacto da VW passou por um facelift completo no ano passado e voltou a figurar entre os mais vendidos.
6. Fiat Strada (32.505 unidades vendidas) – picape compacta originada do Palio, é produzida desde 1998 e tem um dos maiores números de versões entre os veículos feitos no país. Oferece configurações nas cabines simples, estendida e dupla.
7. Chevrolet Prisma (32.015 unidades vendidas) – tem duas histórias diferentes. Primeiramente, foi a versão sedã do Celta, ambos produzidos em Gravataí (RS). Em 2013, passou a ser a configuração três volumes do recentemente lançado Onix. Atualmente, compõe com o Onix a única família a ter presença completa no “Top Ten” dos mais vendidos.
8. Renault Kwid (29.678 unidades vendidas) – subcompacto fabricado em São José dos Pinhais (PR), o pequeno da Renault veio para encarar o Up e o Mobi. O Kwid é vendido em três versões, sendo a Life o carro mais barato do Brasil. Emplacou boas vendas desde o seu lançamento, em agosto do ano passado.
9. Toyota Corolla (28.554 unidades vendidas) – carro mais vendido do planeta em 2017, assim como em vários anos anteriores, o sedã da Toyota foi lançado em 1966. Produzido no Brasil a partir de 1998, em Indaiatuba (SP), já na sua oitava geração, é uma assídua presença no ranking nacional dos mais vendidos.
10. Jeep Compass (28.194 unidades vendidas) – utilitário esportivo produzido em Goiana (PE) pelo grupo FCA – Fiat Chrysler Automobiles – desde 2016, na mesma plataforma do compacto Renegade, o Compass brasileiro trouxe a segunda geração do modelo. No ano passado tirou o Honda HR-V da liderança do concorrido segmento de SUVs.