Prefeitura intensifica ações de prevenção às hepatites no Julho Amarelo

Por meio da Secretaria de Saúde, o município realizará palestras, orientações e reforçará testagens gratuitas de hepatites B e C

  • Data: 12/07/2019 17:07
  • Alterado: 12/07/2019 17:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Prefeitura intensifica ações de prevenção às hepatites no Julho Amarelo

Crédito:Divulgação/PMD

Você está em:

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá, a partir da próxima terça-feira, dia 17, a Campanha de Intensificação das Testagens para Hepatites B e C, com ênfase na hepatite C.

Até o dia 31, serão realizadas palestras sobre a doença, formas de prevenção, testagem e tratamento em Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Atendimento e Aconselhamento – CTA (Av. Francisco Monteiro, 205 – Centro; seg. a sex. das 7h às 16h).

Na próxima segunda-feira, dia 15 de julho, a equipe do Ambulatório de Infectologia estará na Comunidade Terapêutica Amor Verdade para realização de palestra e testagem nos internos.

De acordo com a coordenadoria do Programa Municipal IST/AIDS de Ribeirão Pires, a proposta do Julho Amarelo na cidade envolve testagem para hepatite C focada nos moradores com idade acima dos 40 anos, além do tratamento para casos identificados como positivos.

Na próxima semana, as palestras acontecem nas seguintes unidades de saúde: Centro Alto (16/07), Centro (17/07), Ouro Fino (18/07) e Jardim Luzo (19/07).

Em 28 deste mês é celebrado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Além das palestras, a Prefeitura promoverá, no dia 25 de julho, das 10h às 16h, ação de conscientização e testes rápidos de hepatite C na Vila do Doce.

Durante todo o ano, os moradores podem realizar exames de hepatite B e C gratuitamente no Centro de Atendimento e Aconselhamento – CTA (Av. Francisco Monteiro, 205 – Centro; seg. a sex. das 7h às 15h). No local estão disponíveis panfletos informativos e preservativos femininos e masculinos, além de gel.

As hepatites são inflamações no fígado. As virais mais comuns no Brasil são as A, B e C – existem ainda os tipos D e E. Para hepatite B, há vacina disponível em todas as Unidades de Saúde da rede municipal – para pessoas com até 49 anos.

Como evitar as Hepatites A e E:
– Utilize água tratada e lave bem os alimentos;
– Lave as mãos com água e sabão antes de comer e depois de ir ao banheiro;
– Beba água filtrada ou fervida;
– Lave bem os alimentos, frutas, verduras e legumes, principalmente quando for comê-los crus;
– Cozinhe bem mariscos e frutos do mar.

Como evitar as Hepatites B, C e D:
– Não compartilhe agulhas e seringas e outros para uso de drogas;
– Não use lâminas de barbear ou de depilar de outras pessoas;
– Use seus próprios instrumentos de manicure e pedicure;
– Exija Materiais descartáveis para tatuagem, serviços de saúde;
– Use sempre camisinha.

Compartilhar:

  • Data: 12/07/2019 05:07
  • Alterado:12/07/2019 17:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados