Linha 2019 do HR-V tem atualizações visuais e técnicas para voltar ao topo

Mais completo e com design renovado, Honda HR-V 2019 quer brigar pela liderança dos SUVs

  • Data: 07/11/2018 10:11
  • Alterado: 07/11/2018 10:11
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix
Linha 2019 do HR-V tem atualizações visuais e técnicas para voltar ao topo

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O HR-V foi apresentado mundialmente em 2014 e lançado no Brasil em março de 2015 – ano em que as vendas de automóveis no país despencaram 24% em relação ao ano anterior. Mas o novo utilitário esportivo ignorou a crise, tornou-se um sucesso de vendas e ajudou a marca japonesa a ser uma das poucas que cresceram naquele ano no mercado nacional. A liderança de vendas entre os SUVs foi conquistada ainda em 2015, quando deixou para trás os “veteranos” Ford EcoSport e Renault Duster e também o Jeep Renegade, lançado no mesmo mês do HR-V. Em 2016, o segmento viu a chegada de novos concorrentes, como o Hyundai Creta e o Nissan Kicks, mas a liderança do HR-V foi mantida até que o Compass foi lançado, em outubro de 2016. O SUV da Jeep tornou-se o líder desde então e vende atualmente uma média de 5 mil exemplares mensais. Este ano, o HR-V vendeu uma média de 4 mil unidades mensais e está ligeiramente à frente de Creta, Kicks e Renegade. Com o lançamento da linha 2019, a meta é se aproximar do Compass e brigar pela liderança. Para tanto, além de uma discreta atualização visual, o utilitário esportivo da Honda conta com uma transmissão recalibrada e novos equipamentos.

O HR-V recicla a receita que fez sucesso no lançamento: design com um toque de cupê – por conta do caimento diferenciado do teto na traseira –, espaço interno de minivan e porte de utilitário esportivo. Nessa sua primeira atualização no design, busca reforçar o “aspecto SUV”. A nova grade frontal, mais larga e com o logotipo da Honda em posição mais horizontal, percorre toda a área frontal e avança sobre os novos faróis, algo que remete à identidade visual dos modelos mais recentes da Honda. Os novos faróis incorporam luzes diurnas de rodagem em leds integradas e conjunto óptico duplo, com sistema de projetor no farol baixo. O novo para-choque acresceu 4 centímetros ao comprimento do carro e os faróis de neblina ovais do modelo anterior deram lugar a faróis redondos. As rodas de liga leve de 17 polegadas ganharam desenho mais esportivo, com acabamento diamantado e fundo escuro. Atrás, novas lanternas trazem guias de leds horizontais e acabamento escurecido na parte inferior.

O automóvel mais vendido da Honda no Brasil também recebeu aprimoramentos da suspensão. O time de engenharia desenvolveu um novo acerto, com adoção de novos amortecedores que aplicam a tecnologia de stop hidráulico – o sistema suaviza o funcionamento do amortecedor em situações adversas, no qual o fim de curso da suspensão é alcançado, como a passagem por um buraco ou a transposição de uma lombada em maior velocidade. O resultado apontado pela marca é um melhor isolamento do habitáculo em pisos esburacados e uma rolagem da carroceria de forma mais progressiva em curvas. Em termos acústicos, novos isolantes foram colocados em pontos estratégicos da carroceria e a versão EXL recebeu um pacote adicional nas portas e no assoalho. E a transmissão CVT também ganhou uma nova calibragem para tornar mais progressiva a aceleração nas condições de “anda e para”.

No interior, há novos bancos dianteiros, com mais apoio para a região das costas e pernas. Além disso, recebe novos materiais de acabamento, como um novo grafismo para os bancos revestidos com tecido e a adoção, na versão EXL, de couro perfurado e costuras duplas. O console central elevado recebeu um revestimento em black piano e novos porta-copos. A versão EXL traz ainda um novo painel de instrumentos com três arcos iluminados, e computador de bordo incorporado. A versão topo de linha também recebeu uma nova central multimídia de 7”, que traz conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Essa nova central permite a operação intuitiva de mapas do sistema de navegação do Waze, da reprodução de músicas via Bluetooth, por dispositivos portáteis, ou de serviços de streaming (via conexões Bluetooth, Android Auto ou Apple CarPlay) e traz ainda navegador GPS 3D integrado. O sistema conta também com reconhecimento de voz, que permite atender e fazer chamadas, reproduzir músicas ou acionar o Apple CarPlay ou Android Auto. As versões LX e EX, por sua vez, oferecem sistema de áudio com tela de 5”, com conexões USB e Bluetooth.

O HR-V 2019 é oferecido nas versões LX, EX e EXL, todas equipadas com o motor 1.8 16V FlexOne de até 140 cavalos na gasolina e 139 cavalos no etanol. Em todas as variantes, o HR-V adota transmissão CVT – com simulação de 7 velocidades e aletas para trocas de marchas no volante, nas versões EX e EXL. Para a linha 2019, o HR-V estreia a cor Azul Cósmico Metálico, presente no modelo avaliado. Outras opções são Branco Tafetá (sólido), Prata Platinum, Cinza Barium (metálicos), Branco Estelar, Preto Cristal e Vermelho Mercúrio (perolizados). Os preços das versões são R$ 92.500 para a LX, R$ 98.700 para a EX e R$ 108.500 para a “top” EXL.

EXPERIÊNCIA A BORDO

Espaço convincente
O uso de materiais macios traz uma atmosfera elegante ao HR-V. Embora não seja nada requintado, os revestimentos internos são corretos. Uma rara exceção são os para-sóis, que apresentam algumas rebarbas. A coluna de direção tem ajuste de altura e profundidade, assim como o banco do motorista, que facilitam encontrar a posição ideal para dirigir. Os bancos são macios, com bons apoios laterais. Os passageiros também têm amplo espaço e uma posição confortável. Em todas as versões, o HR-V 2019 traz o sistema de rebatimento de bancos Magic Seat. São três modos de utilização: Utility, que possibilita rebater os bancos traseiros e ter uma superfície plana para acomodação de bagagens; Tall, que proporciona um espaço para acomodar objetos altos no assoalho do veículo, como um vaso de plantas, elevando o assento dos bancos traseiros; e Long, para o transporte de volumes longos, rebatendo também o encosto do banco do passageiro dianteiro. Com os bancos na posição normal, o HR-V oferece 437 litros de capacidade do porta-malas. 

O HR-V 2019 traz em todas as versões, como itens de série, ar-condicionado, freio de estacionamento com acionamento eletrônico e função brake hold, controle de cruzeiro e faróis de neblina, bem como vidros elétricos com um toque para subida/descida e destravamento do porta-malas por controle. Na segurança, todas as versões são equipadas com controle de tração e estabilidade (VSA), assistente de partida em rampa (HSA) e luzes de frenagem de emergência (ESS). As versões EX e EXL trazem ar-condicionado digital touchscreen, airbags laterais e volante com revestimento em couro com borboletas para trocas de marchas. Na versão EXL, o HR-V 2019 oferece ainda bancos revestidos em couro, airbags laterais do tipo cortina, acendimento automático dos faróis, acabamentos cromados ao redor dos alto-falantes e das saídas de ar do painel. Essa versão traz também retrovisores com rebatimento elétrico e função tilt down em marcha a ré.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Racionalidade mecânica
São Sebastião/SP – O teste de apresentação do HR-V 2019 foi feito em um circuito de ida e volta entre o Jardim Paulista, bairro nobre da Zona Oeste da capital paulista, e a Praia de Camburizinho, em São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo – um passeio que totalizou cerca de 350 quilômetros, em dois dias. As evoluções dinâmicas do modelo, assim como as estéticas, são discretas, mas efetivas. A Honda tenta dar ao HR-V uma dinâmica semelhante à de um carro de passeio. E, de fato, atinge seu objetivo. A progressividade da direção, que é leve em baixas velocidades e mais pesada nas altas, passa uma agradável sensação de controle. A posição elevada de dirigir ajuda a controlar o entorno do veículo.

Nos testes internos da Honda, o modelo evoluiu seu desempenho em estabilidade direcional, controle em aceleração lateral, conforto de rodagem, tanto em pavimento irregular quanto em pisos lisos, assim como melhorou a maciez em transposição de obstáculos. Na prática, é difícil perceber todas essas evoluções, mas a suspensão se revela eficiente e faz com que o modelo incline moderadamente nas curvas.

O motor 1.8 do HR-V tem bons níveis de potência e torque, apesar das restrições inerentes ao câmbio CVT, que recebeu aprimoramentos. Nada que o impeça de movimentar o carro com facilidade, mas também não permite entregar um comportamento demasiadamente esportivo. O utilitário esportivo ganha velocidade nas acelerações e retomadas com relativa facilidade. No entanto, se torna gradativamente rumoroso quando o motorista aperta com força o pedal da direita. Pelo menos, o crossover não apresenta flutuação perceptível nas retas em altas velocidades e enfrenta as curvas com boa desenvoltura. Em Drive, o comportamento é mais pacato e voltado para a economia. Porém, com a alavanca no modo Sport, é possível arrancar mais vigor através do uso intensivo dos “paddle shifts” do volante, que permitem trocas sequenciais entre as sete marchas simuladas pelo câmbio CVT.

FICHA TÉCNICA

Honda HR-V EXL
Motor: A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.799 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando variável de válvulas e comando simples no cabeçote. Injeção eletrônica multiponto sequencial e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio do tipo CVT. Tração dianteira com controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 139 cavalos a 6.300 rpm com etanol e 140 cavalos a 6.500 giros com gasolina.
Torque máximo: 17,3 kgfm a 4.800 rpm com gasolina e 17,4 kgfm a 5 mil giros com etanol.
Diâmetro e curso: 81 mm x 87,3 mm. Taxa de compressão: 11,9:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson. Traseira com barra de torção. Oferece controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 215/55 R17 .
Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás. Oferece ABS com EBD.
Carroceria: Utilitário em monobloco com quarto portas e cinco lugares. Com 4,33 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,58 m de altura e 2,61 m de distância entre-eixos. Airbags frontais e laterais são de série na versão.
Peso: 1.276 kg.
Capacidade do porta-malas: 437 litros.
Tanque de combustível: 51 litros.
Produção: Sumaré, São Paulo.
Preço: R$ 108.500
Opcionais: pintura metálica ou perolizada, com preço acrescido em R$ 1.200.

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