Emoções turbinadas

Nova geração do Honda CR-V desembarca no Brasil com novo design e faz sua estreia no mundo turbo

  • Data: 10/09/2018 10:09
  • Alterado: 11/08/2023 14:08
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Daniel Dias/Agência AutoMotrix
Emoções turbinadas

Crédito:

Você está em:

Trata-se do SUV mais vendido no mercado norte-americano há duas décadas. Com essa respeitável credencial, o Honda CR-V desembarca no Brasil a sua nova geração, importada dos Estados Unidos. O utilitário esportivo chega em versão única, a Touring. Até o final deste ano, serão trazidas 600 unidades, cada uma com preço de R$ 189 mil. Pode soar até como uma certa arrogância, mas a marca japonesa não qualifica nenhum modelo de outra fabricante como sendo um concorrente potencial para o CR-V. Prefere trabalhar a promoção de seu carro em um segmento à parte.

Equipado pela primeira vez em sua história com um motor turbo, o 1.5 DOHC de 190 cavalos com injeção direta e quatro cilindros em linha com duplo controle de tempo de abertura de válvulas (VTC), o CR-V utiliza a mesma plataforma do Accord e do Civic, porém, com arquitetura exclusiva. Aproveitando a estrutura de carroceria Advanced Compatibility Engineering (ACE) de última geração, o novo CR-V alcançou nos EUA as mais altas classificações quanto à segurança em colisões.

O design do novo utilitário esportivo da Honda é mais bonito e agressivo, graças a elementos mais salientes e afilados, faróis estilizados cercados por um conjunto de luzes de rodagem diurna de leds em forma de asa e para-lamas largos e “musculosos”. O longo capô, maior distância entre eixos e as novas saídas duplas do escapamento dão ao novo CR-V uma aparência mais “atlética”, bem diferente da versão anterior, exageradamente sóbria e sem arrojos no design. A dianteira inclui faróis “full-led”, luzes de neblina igualmente em leds, sistema Active Shutter Grille (fechamento ativo da grade), que reduz o arrasto aerodinâmico, rodas de alumínio de 18 polegadas, colunas A (as da frente do veículo) mais estreitas para melhor visibilidade e escapamento duplo esportivo. O estilo é complementado pela eficiência espacial da plataforma, com mais largura e distância entre eixos, aumentando em 5,3 centímetros o espaço para os passageiros do banco traseiro.

A nova geração do Honda CR-V aposta forte nos sistemas de infoentretenimento. O Display Áudio é compatível com as plataformas Apple CarPlay e Android Auto, proporcionando integração contínua dos principais itens e funções do celular, incluindo navegação pelos smartphones e capacidade de consultas pelo viva-voz e GPS. Com uma tela touchscreen de alta resolução, é possível acessar às funções do sistema de áudio, assim como ajustes do veículo e do sistema de climatização. A qualidade de áudio é assegurada pela adoção de oito alto-falantes distribuídos pelo interior do SUV.

A tração nas quatro rodas Real Time AWD do CR-V foi aperfeiçoada. Melhorias na programação e no sistema resultaram em um aumento do torque do motor (de até 40%), que pode ser direcionado às rodas traseiras, com base nas condições de rodagem, resultando em melhor desempenho em condições de baixa aderência quando a tração integral entra em ação na sua plenitude. O motorista pode simplesmente pisar no acelerador e deixar que a tração aumente a aderência. A operação é feita de forma automática. O sistema Real Time AWD passa força instantaneamente para as rodas traseiras nas arrancadas, mesmo em piso seco, trabalhando em conjunto com o Vehicle Stability Assist (VSA – sistema que reúne os controles de tração e estabilidade) e Motion-Adaptive Electric Power Steering (EPS somado à direção elétrica adaptada ao movimento). Quando a transferência de torque para as rodas traseiras não é necessária, como em velocidade de cruzeiro, o eixo posterior é desacoplado para reduzir o arrasto aerodinâmico.

ÂncoraÂncoraÂncoraÂncoraÂncoraÂncoraÂncoraÂncoraÂncoraÂncoraÂncoraÂncoraÂncoraÂncoraO VSA analisa constantemente os dados dos sensores que monitoram a velocidade de cada roda, o ângulo do volante, as forças de aceleração lateral e longitudinal e o grau de desvio. O sistema compara os comandos executados pelo motorista com a resposta real do veículo. Sempre que a manobra ficar fora de uma margem aceitável de segurança, o dispositivo intervém com uma ação corretiva. Se for detectada uma tendência de o veículo sair de traseira, o VSA aplica força às rodas externas para compensar o efeito de desvio indesejado. No caso de uma saída de frente, o sistema pode frear a roda traseira interna e reduzir a força do motor para ajudar o veículo a voltar à trajetória adequada.

A nova geração do CR-V tem as opções de cores White Diamond (perolizada), Lunar Silver (metálica), Cristal Black (perolizada) e Basque Red (perolizada) e três opções de acabamento interno, dependendo da cor externa: marfim (para as cores White Diamond e Basque Red), preto (para a cor Lunar Silver) ou cinza (para o Cristal Black). Tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Tecnologias em desfile
O novo CR-V tem um design impressionante desde o primeiro momento, bem diferente do antigo, que era um tanto comportado e com cara de “carro de tiozão”. Além do estilo finalmente esportivo – para casar com a sigla SUV (Veículo Utilitário Esportivo, em livre tradução do inglês), o modelo da Honda estreia o motor 1.5 sobrealimentado com injeção direta e quatro cilindros com duplo controle de tempo na abertura das válvulas – o VTC –, que proporciona um refinado e ágil desempenho ao lango de toda a sua faixa de operação.

É a motorização mais potente já oferecida no CR-V, com 190 cavalos e torque de 24,7 kgfm, entre 2.000 e 5.000 rpm, combinada com a carroceria mais aerodinâmica e à transmissão continuamente variável (CVT) com o controle Honda G-Shift e equivalente à 7 velocidades, com opções de trocas de marchas em borboletas localizadas atrás do volante. No test-drive na BR-290, a “freeway dos gaúchos”, entre Osório e Porto Alegre, deu para perceber que, se o motorista quiser ter um desempenho mais esportivo, tanto em marchas para cima quanto em retomadas, o melhor é assumir as trocas nas borboletas. O CVT fica para as conduções mais confortáveis e rotineiras do dia a dia.

O novo CR-V é altamente confortável, silencioso e potente. A segurança para o motorista vem do VSA – sistema que reúne os controles de tração e estabilidade –, mesmo em situações de abuso do acelerador em curvas com pavimento meio irregular. O carro conta ainda com a interessante câmera acoplada ao retrovisor externo direito (o do carona), que auxilia bastante em manobras de estacionamento e também na estrada. As imagens desse retrovisor aparecem na tela da multimídia. A nova geração do CR-V eleva os padrões da categoria em refinamento do interior, praticidade e equipamentos. A cabine mais espaçosa, graças ao aumento do entre-eixos, tem materiais de alta qualidade, incluindo um novo painel de instrumentos de toque macio e bancos com costuras mais refinadas. Uma nova tela centralizada de interface TFT contribui na elegante construção do novo design. O painel de instrumentos digital disponibiliza informações sobre o veículo por meio da Driver Information Interface (DII). Controles no lado esquerdo do volante permitem ao motorista percorrer o mostrador DII em múltiplas telas de informação. O sistema Maintenance Minder avisa sobre necessidades de manutenção. O display alerta sobre troca de óleo, filtro de ar, fluído da transmissão, velas, líquido de arrefecimento e como proceder para fazer o rodízio dos pneus, entre outras informações práticas de manutenção preventiva do carro.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 10/09/2018 10:09
  • Alterado:11/08/2023 14:08
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Daniel Dias/Agência AutoMotrix









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados