Operação Pancadão percorre 17 bairros e fiscaliza 39 estabelecimentos comerciais
Ação, realizada em conjunto com as forças policiais no último final de semana, também autuou bares e realizou advertências verbais para coibir o som alto
- Data: 12/02/2019 17:02
- Alterado: 12/02/2019 17:02
- Autor: Daniel Betega
- Fonte: Secom PSA
Crédito:Ricardo Trida/PSA
A Polícia Militar, com a participação da Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André e demais órgãos fiscalizadores da Prefeitura, contabilizou as ações realizadas na Operação Pancadão, que ocorreu da última sexta-feira (8) até o domingo (10). A medida visou controlar as emissões de ruídos, proveniente de carros e estabelecimentos comerciais, evitando a perturbação do sossego. As equipes percorreram 17 bairros, além de fiscalizar 39 estabelecimentos comercias. Uma pessoa foi presa por tráfico e foram realizadas abordagens em 53 veículos e 163 motos. A operação acontecerá em outras áreas da cidade nos próximos dias.
As equipes da Polícia Militar e GCM percorreram a região central e os bairros Cidade São Jorge, Centreville, Núcleo Espírito Santo, Vila Assunção, Bangu, Jardim Cristiane, Núcleo Tamarutaca, Núcleo do Ciganos, Núcleo Ferrugem, Jardim Santo André, Vila Suíça, Parque Miami, Parque João Ramalho, Jardim Alzira Franco, Jardim do Estádio e Núcleo Santa Cristina. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) autuou quatro bares e advertiu outros 35. Uma autuação a veículo com som alto também foi lavrada durante a operação.
A parceria entre os órgãos públicos envolvidos foi essencial na realização de ações efetivas para proporcionar mais qualidade de vida para a população. A Prefeitura também realiza a Operação Sono Tranquilo, baseada no mapeamento e análise dos dados de criminalidade, compilados quinzenalmente e analisados pelo Comitê Integrado de Segurança. Desde o lançamento da Sono Tranquilo, foram 1.201 veículos multados por som alto, 551 estabelecimentos comerciais fiscalizados, 104 multas a aplicadas e 24 locais fechados e interditados.
Os últimos dados disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado mostram diminuição em vários índices de violência em Santo André, no comparativo dos anos de 2017 e 2018. O número de roubos de veículos caiu 20% (de 3.149 para 2.485), os registros de roubo simples caíram 14,7% (de 8.602 para 7.329) e o número de furtos teve queda de 6,4% (de 7.487 para 7.004). Os números apontam que as diversas ações de segurança na cidade, aliadas às operações e programas específicos, têm gerado resultados positivos a cada novo balanço.