Um estreante nada novato

Lançado no Brasil em 1998 e ausente do país desde 2007, Citroën Berlingo volta em versão de carga

  • Data: 01/08/2018 16:08
  • Alterado: 01/08/2018 16:08
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Edmundo Dantas/Agência AutoMotrix
Um estreante nada novato

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Em setembro de 1996, o Citroën Berlingo foi lançado na Europa. Mais próxima de um carro de passageiros que de um veículo utilitário, por seu estilo e equipamentos, a multivan com um volume útil de três metros cúbicos e uma carga útil de 800 quilos já teve mais de 1,5 milhão de unidades vendidas em todo o mundo ao longo de seus 21 anos de existência. Chegou ao Brasil em 1998 em sua versão de passageiros que, com algumas interrupções, foi oferecida no mercado nacional ao longo de uma década, até 2007. Agora, o Berlingo volta ao Brasil, dessa vez em uma versão de carga. O modelo que chega importado da Argentina ainda é da primeira geração da multivan, lançada em 1996 e reestilizada em 2002. A segunda geração europeia chegou em 2008 e a terceira estreou este ano. Mas a opção da Citroën brasileira de importar a primeira geração do país vizinho é explicável pelo preço do Berlingo no Brasil: R$ 64.990. Com esse valor competitivo, o modelo chega às concessionárias brasileiras em agosto para complementar a atual ofensiva da marca no segmento de veículos utilitários leves, iniciada no ano passado com a chegada do Jumpy Furgão e do Jumpy Minibus.

A Citroën promoveu a avant-première brasileira de seu furgão Berlingo na Fipan 2018 – Feira Internacional da Panificação, Confeitaria e do Varejo Independente de Alimentos, realizada de 24 a 27 de julho no Expo Center Norte, na capital paulista. Apesar de estar duas gerações desatualizado em relação ao Berlingo europeu, o furgão argentino exibido na exposição passou por leves mudanças no ano passado, quando ganhou um quadro de instrumentos digital (semelhante ao do sedã C4 Lounge) e também o motor 1.6 16V Flex de 115/122 cavalos, da mesma geração do utilizado no hatch C3 e no monovolume Aircross. Disponível em versão única, o Berlingo traz de série equipamentos como direção hidráulica, ar-condicionado, chave com telecomando, grade divisória de carga, ganchos para amarração, portas traseiras com abertura de 180 graus, volante com regulagem de altura e computador de bordo, entre outros. O furgão da marca do “double chevron” é um dos únicos da categoria com porta lateral de série, o que facilita os carregamentos em ambientes urbanos ou com espaço reduzido.

Segundo a Citroën, o Berlingo oferece a maior potência de sua categoria, graças ao motor 1.6 16V Flex, que entrega 122 cavalos a 5.800 e um torque máximo de 16,1 kgfm a 4.000 rpm – sempre associado a uma caixa de câmbio manual de cinco marchas. O motor tem a tecnologia Flex Start, que elimina o reservatório de gasolina (o chamado “tanquinho’’), e comando de válvulas variável VVT, que a Citroën afirma que assegura um desempenho otimizado, independentemente do regime de rotação. De acordo com dados da marca francesa, o Berlingo acelera de zero a 100 km/h em 10,3 segundos com etanol e em 11 segundos com gasolina. A velocidade máxima é de 166 km/h com o combustível derivado do petróleo e de 173 km/h com o proveniente da cana-de-açúcar. O tanque acomoda 55 litros. O furgão da Citroën recebeu a etiqueta “A” no PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), do Inmetro. Também contribui para o bom resultado em termos de consumo o novo quadro de instrumentos 100% digital, que oferece Indicador de Troca de Marcha (GSI).

Tanto o Citroën Berlingo quanto o Jumpy contam com as facilidades e vantagens do Compromisso Citroën Pro. O programa da marca francesa garante prioridade nos serviços das concessionárias, como a revisão no feita mesmo dia, Revisão Preço Fixo, veículo reserva, facilidade de pagamento e oito anos de assistência 24 horas.

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  • Data: 01/08/2018 04:08
  • Alterado:01/08/2018 16:08
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  • Fonte: Edmundo Dantas/Agência AutoMotrix









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