Sem falsa modéstia
Aos 54 anos, com seis gerações e 10 milhões de unidades vendidas, o Ford Mustang não cansa de chamar a atenção por onde passa
- Data: 15/08/2018 13:08
- Alterado: 15/08/2018 13:08
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix
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Poucos veículos da história da indústria automotiva conseguiram ter o carisma que o Mustang conquistou. O icônico modelo da Ford, que nos últimos três anos tornou-se o esportivo mais vendido do mundo, acaba de completar 10 milhões de unidades emplacadas ao longo de seus 54 anos de existência. No Brasil, o “fetiche” pelo Mustang é tamanho que, mesmo sem a Ford importar o modelo oficialmente, até 2017 já existiam cerca de duas mil unidades registradas no país, trazidas de forma independente ao longo das últimas cinco décadas. Em abril deste ano, quando os primeiros exemplares da sexta geração chegaram às concessionárias nacionais, agora importados de forma oficial pela Ford, havia em torno de 250 compras antecipadas confirmadas. Isso para um modelo vindo dos Estados Unidos em versão única, com um preço sugerido que está longe de ser barato: R$ 299.900.
O nome do carro é inspirado no avião de caça P-51 Mustang, usado na Segunda Guerra Mundial e na Guerra da Coreia, que por sua vez remete à única raça de cavalo selvagem norte-americana. Apresentado ao mundo na Feira Mundial de Nova Iorque, em abril de 1964, o esportivo da Ford inventou o gênero “muscle car”, seguido por alguns modelos concorrentes. O estilo da atual geração do Mustang faz referência à clássica versão Mach 1, modelo 1969. Nem é preciso observar o indefectível potro cromado galopando na grade para saber do que se trata. Lá estão todas as linhas características de um “muscle car”: capô longo, corpo baixo, caimento suave na última coluna e corte abrupto na traseira. O modelo 2018 mostra para-choques mais recortados, com direito a tomada de ar para os freios, grade inferior com spoiler e conjunto óptico com leds nos faróis principais e auxiliares. Uma solução inusitada do atual Mustang é que a luz de ré não está na área da lanterna, como é comum. São duas luzes brancas em formato de bigode centralizadas embaixo do para-choque, na mesma altura das quatro saídas do escapamento. Detalhes como as vistosas rodas aro 19 e o aerofólio traseiro se encarregam de tornar o conjunto ainda mais instigante.
Mas a verdadeira “joia da coroa” está sob o vasto capô: um 5.0 V8 aspirado, chamado pela marca de Coyote, gerenciado por um câmbio automático de 10 marchas. Ele é capaz de gerar 466 cavalos a 7 mil rpm e 56,7 kgfm de torque a 4.600 giros. Tem bloco em alumínio e conta com sistema de injeção de combustível dupla – é direta para altas rotações, para oferecer melhor performance, e indireta para rotações mais baixas, para permitir economia e suavidade. Cada bancada do motor em V tem dois sensores de detonação e duplo comando de válvulas variável. O câmbio automático de 10 marchas tem modo de acionamento manual por meio de “paddle shifts” no volante. O câmbio, a direção, o painel, o acelerador eletrônico, a suspensão, o ABS, o controle de estabilidade e até o ruído do escape são alterados de acordo com o modo de condução escolhido. São seis configurações prévias: Normal, Esportivo, Esportivo+, Pista, Drag e Molhado. Há ainda um modo chamado My Mode, que permite ao motorista combinar livremente os recursos.
A geração do Mustang lançada em 2015 passou por um “facelift” para o modelo 2018 e incorporou recursos eletrônicos que trouxeram mais docilidade ao modelo. A versão exportada para o Brasil é a Premium, a mais sofisticada do line up do modelo. São oito airbags, controle de tração e estabilidade, monitoramento de fadiga do motorista, alerta de ponto cego, câmara de ré com sensor de obstáculos e recursos de direção semiautônoma, como farol alto automático, sensor de chuva e de luminosidade, controle de cruzeiro adaptativo, sistema de monitoramento de faixa, alerta de colisão e sistema de monitoramento de pedestres, capaz até de acionar os freios. Além desses recursos, o Mustang traz revestimento em couro, ar-condicionado digital duplo, bancos dianteiros aquecidos e com ajustes elétricos, direção elétrica adaptada ao modo de condução, luz ambiente personalizável, sistema multimídia Sync 3 com controle por voz, GPS e conexão com Android Auto e Apple Car Play, sistema de som Shaker e painel de instrumentos digital com 12 polegadas configurável.
O Mustang importado pelo Brasil recebe ainda o chamado Performance Pack, que inclui freios Brembo de alta performance, radiador de maior capacidade, diferencial com deslizamento limitado e sistema de suspensão adaptativa Magneride, com amortecedores controlados eletronicamente que alteram a rigidez. Também acrescenta equipamentos para aprimorar o desempenho aerodinâmico do modelo, como o aerofólio traseiro, spoilers próximos aos pneus dianteiros e grade que se fecha para reduzir o arrasto. Tudo para tornar o foguete ainda mais foguete.
EXPERIÊNCIA A BORDO
INTERATIVO E PERSONALIZÁVEL
A bordo do Mustang, apesar da fartura de botões e mostradores que fazem lembrar o painel de um avião, o ambiente é sóbrio, com predominância de superfícies em tons de preto e cinza, e detalhes cromados ou em alumínio. A forração dos bancos em couro perfurado e pespontos brancos, além de belíssima, acrescenta um componente esportivo. Em termos de conforto, não há espaço de sobra no interior de estilo “retrô” – afinal, trata-se de um cupê esportivo “de raiz”. Como em qualquer modelo desse gênero, o acesso requer algum contorcionismo. Lá dentro, o console central grande e o teto baixo reduzem bastante a área livre. Os bancos dianteiros são extremamente confortáveis e envolventes, com ajustes fáceis. O carro é o que se costuma chamar de 2+2 – nos dois assentos traseiros, dá para levar somente pessoas com menos de 1,70 metro de altura, em viagens curtas. E acesso aos bancos traseiros requer aquela impressionante flexibilidade comum na infância e adolescência. O porta-malas é bastante decente para um cupê, com seus 379 litros.
No aspecto interatividade, o Mustang não se economiza. Traz canais para facilitar o uso dos recursos do carro, seja por comando vocal, botões no volante multifuncional ou diretamente na tela touch. O painel de LCD configurável traz muitas informações, algo desejável a um esportivo. Apesar da fartura de tecnologia disponível, o Mustang não é um carro complicado. Todos os comandos são bastante intuitivos. O computador de bordo informa desempenho de freios, cronômetro de aceleração, modos de condução, dados a serem exibidos, cores e modelo de instrumentos. Normalmente, cada modo de direção fica associado a uma configuração do painel. As tonalidades das luzes de instrumentos e do habitáculo são amplamente configuráveis. Dá até para criar a própria cor, misturando as cores básicas. É possível até determinar que a partida do motor ocorra sempre da forma mais silenciosa possível –, uma boa ideia para não incomodar os vizinhos quando se sai da garagem de manhã cedo, por exemplo. Afinal, um esportivo feroz também pode ter seu lado civilizado.
PRIMEIRAS IMPRESSÕES
BICHO SOLTO
Pisar fundo no acelerador de um Mustang conversível é uma experiência difícil de esquecer. Os 466 cavalos do motor movem os 1.780 quilos do cupê com impressionante facilidade. Conforme o ronco do motorzão V8 invade o habitáculo e o carro acelera, dá para perceber as costas gradualmente se afundando no banco de couro. Ninguém, nem dentro do carro nem em volta dele, sente um Mustang acelerar forte sem uma revigorante alteração no batimento cardíaco. Segundo a Ford, o zero a 100 km/h é feito em 4,3 segundos e a máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h.
O volante forrado de couro é de ótima empunhadura e transmite com alta precisão os comandos do motorista. O câmbio automático de 10 velocidades é bastante eficiente, sem buracos nas acelerações ou retomadas. E o modo manual ajuda a tornar a experiência ainda mais divertida. De uma maneira geral, a ergonomia beira a perfeição.
O conjunto suspensivo com McPherson na frente e Multilink na traseira tem braços adicionais na frente, a traseira com subchassis, barra de torção e amortecedores com rigidez variável. O chassi tem ótima rigidez e o equilíbrio do modelo impressiona. Nas retas e em altas velocidades, o Mustang não exibe sinais de flutuação. Nas curvas, o conjunto suspensivo bem equilibrado dá conta do recado, com ou sem o auxílio do controle de tração e dos demais sistemas de segurança.
Em condução normal, a suavidade do novo conjunto de suspensão quase permite esquecer que se está a bordo de um esportivo. O Mustang é um cupê no qual o motorista se sente no comando do carro, sem explicitar tanto a interferência do excesso de “parafernálias tecnológicas” que reforçam a segurança, mas às vezes tiram a graça de dirigir alguns esportivos.
FICHA TÉCNICA
FORD MUSTANG GT PREMIUM 5.0
MOTOR: A gasolina, dianteiro, 5.038 cm³, 8 cilindros em V, duplo comando variável de válvulas, quatro válvulas por cilindro. Injeção direta de combustível e acelerador eletrônico.
TRANSMISSÃO: Câmbio automático de 10 velocidades à frente e uma a ré. Tração traseira. Oferece controle eletrônico de tração e diferencial de escorregamento limitado.
POTÊNCIA MÁXIMA: 466 cavalos a 7 mil giros.
TORQUE MÁXIMO: 56,7 kgfm a 4.600 giros.
ACELERAÇÃO de zero a 100 km/h: 4,3 segundos.
VELOCIDADE MÁXIMA (controlada eletronicamente): 250 km/h.
DIÂMETRO E CURSO: 93 mm x 92,7 mm. Taxa de compressão: 12,0:1.
SUSPENSÃO: Dianteira independente do tipo McPherson, com barra estabilizadora. Traseira independente multilink com molas helicoidais e barra estabilizadora. Oferece controle eletrônico de estabilidade.
PNEUS: 255/40 R19 na frente e 275/40 R19 atrás.
FREIOS: Discos ventilados na frente e atrás. Oferece ABS com EBD.
CARROCERIA: Cupê em monobloco, com duas portas e cinco lugares. Com 4,79 metros de comprimento, 1,96 metro de largura, 1,38 metro de altura e 2,72 metros de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais, de cortina e de joelhos para motorista e passageiros de série.
Peso: 1.783 kg.
CAPACIDADE DO PORTA-MALAS: 382 litros.
TANQUE DE COMBUSTÍVEL: 60,5 litros.
PRODUÇÃO: Flat Rock, Dearborn, Estados Unidos.
ITENS DE SÉRIE: Controle de tração e estabilidade, oito airbags, monitoramento de fadiga do motorista, alerta de ponto cego, câmara de ré com sensor de obstáculos, farol alto automático, sensor de chuva e de luminosidade, controle de cruzeiro adaptativo, sistema de monitoramento de faixa, alerta de colisão, sistema de monitoramento de pedestres, revestimentos em couro, faróis full led, rodas de 19 polegadas, aerofólio traseiro, ar-condicionado digital de duas zonas, bancos dianteiros aquecidos e com ajustes elétricos, direção elétrica ajustável ao modo de condução, luz ambiente personalizável, sistema multimídia Sync 3 com controle por voz, GPS e conexão com Android Auto e Apple Car Play, painel de instrumentos digital com 12 polegadas configurável, freios Brembo de alta performance, diferencial com deslizamento limitado, grade que se fecha para reduzir o arrasto e seis modos de direção (Normal, Esportivo, Esportivo+, Pista, Drag e Molhado).
PREÇO: R$ 299.900.