Consórcio reforça pedido de manutenção e limpeza de piscinões
Superintendência do órgão estadual destacou a importância da articulação conjunta entre o DAEE e CIGABC na questão da limpeza dos piscinões no Grande ABC
- Data: 22/02/2019 10:02
- Alterado: 22/02/2019 10:02
- Autor: Redação
- Fonte: Consórcio Intermunicipal Grande ABC
Crédito:Divulgação/DAEE
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a partir da demanda do GT Drenagem Urbana, participou na manhã desta quinta-feira (21) de encontro com o superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Heitor Brandão, para apresentar o relatório de situação dos piscinões no Grande ABC, com a indicação de priorização de limpeza e manutenção nos equipamentos que se encontram em estado mais crítico.
O Consórcio ABC esteve representado pelo Secretário Executivo Edgard Brandão Júnior e pela Coordenadora de Programas e Projetos, Lívia Rosseto. Durante o encontro, a entidade regional também solicitou a indicação de um representante técnico para que o GT possa manter contato constante, melhorando assim comunicação entre as prefeituras e o DAEE.
O diretor de Obras do DAEE, Francisco Loducca, informou que o contrato para a limpeza e manutenção está vigente durante todo o ano de 2019 e se comprometeu a informar o cronograma para que os municípios possam acompanhar os serviços.
O órgão também atendeu à solicitação do Consórcio e designou o engenheiro responsável como ponto de contato com os municípios. Os técnicos do Estado também apresentaram relatório dos trabalhos realizados em 2018 na região.
Heitor Brandão destacou que a proximidade com os representantes dos municípios é de extrema importância também para o Estado e agradeceu a presença de representantes do Consórcio, o que contribui para estabelecer um canal permanente de comunicação com o Grande ABC.
Edgard apresentou também demandas recorrentes da região, como a necessidade de desassoreamento do Tamanduateí e a importância de retomada do projeto de canalização do Córrego do Oratório, obra que beneficia os municípios de São Caetano do Sul , Santo André e Mauá e também a capital São Paulo. O Secretário Executivo do Consórcio se colocou à disposição para que juntos, Consórcio, prefeituras e Estado busquem formas de viabilizar essas obras de alcance regional.
Os relatórios e o acompanhamento do trabalho de limpeza e manutenção será, portanto, elaborado e atualizado pelas prefeituras, agora com uma articulação maior com o DAEE que continuará executando os serviços.
Novos encontros deverão ser realizados para discussão sobre projetos regionais. Também participaram da reunião desta quinta-feira a equipe técnica do DAEE composta por engenheiros responsáveis pela manutenção e limpeza dos piscinões; Vanessa Puk Fernandes, Chefe de gabinete.