Comissão na Câmara vai analisar repasse direto de emendas para entes federativos
A Câmara instalou comissão especial que irá analisar a PEC que autoriza a transferência direta de recursos federais para Estados e municípios por meio de emendas parlamentares individuais.
- Data: 12/09/2019 16:09
- Alterado: 12/09/2019 16:09
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:
O colegiado será presidido por Eduardo Bismarck (PDT-CE) e a relatoria ficará com Aécio Neves (PSDB-MG). Os deputados Herculano Passos (MDB-SP), delegado Pablo (PSL-AM) e Benes Leocádio (Republicanos-RN) foram escolhidos como vice-presidentes da comissão. Na próxima reunião, os parlamentares deverão apresentar o plano de trabalho do colegiado.
A PEC 48/19 foi apresentada pela deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) quando ela era senadora e foi aprovada pelo Senado em abril. Atualmente, os repasses dos recursos previstos nas emendas individuais para os entes federativos são feitos por meio de convênios ou contratos. A proposta acaba com essa obrigação e permite que os repasses sejam feitos diretamente.
A transferência poderá ser de dois tipos: como doação, quando o parlamentar indicar apenas o valor e a prefeitura ou governo estadual definem onde utilizar o recurso, ou com finalidade definida, quando a verba é carimbada pelo parlamentar para uso específico. As transferências serão submetidas às regras de execução orçamentária que já são válidas para as emendas individuais.