Instituto Ayrton Senna e Prefeitura de Ribeirão traçam estratégias no ensino
Além traçar novas ações para os programas “Gestão da Política de Alfabetização” e “Gestão Nota 10”, profissionais da rede municipal participaram de formação
- Data: 25/06/2019 17:06
- Alterado: 25/06/2019 17:06
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura Ribeirão Pires
Crédito:Pixabay
Profissionais da rede municipal de ensino de Ribeirão Pires receberam, na última semana, equipe do Instituto Ayrton Senna para traçar estratégias e avaliar resultados dos programas “Gestão da Política de Alfabetização” e “Gestão Nota Dez”, realizados desde 2017 por meio de parceria entre a instituição e a Prefeitura. Comitê Gestor, formado por integrantes do IAS e da Secretaria de Educação, participaram da atividade, que aconteceu no Centro de Formação dos Profissionais de Educação (CEFORPE).
De acordo com dados da Coordenadoria Pedagógica do município, 96% dos alunos matriculados na rede chegam até o final 3º ano do Ensino Fundamental alfabetizados. “Os resultados da parceira com o Instituto Ayrton Senna são satisfatórios. Aproveitamos a reunião do Comitê Gestor para debater, ainda, medidas que garantam a qualidade do ensino, entre as quais conscientizar os pais e alunos sobre a importância da frequência escolar”, explicou a secretária de Educação de Ribeirão Pires, Flávia Banwart.
A agente técnica do Instituto Ayrton Senna, Jussara Luporini, falou sobre a implantação e desenvolvimento dos programas. “Ribeirão Pires tem alcançado resultados positivos e o trabalho dessa parceria tem valorizado os profissionais da Educação, que são comprometidos na formação integral das crianças”, disse.
Cerca de 2.400 alunos da rede municipal de ensino de Ribeirão Pires participam dos projetos “Gestão da Política de Alfabetização” e “Gestão Nota 10”.
Sem gerar custos ao município, o programa “Gestão Política da Alfabetização” tem proposta inovadora, que utiliza o conceito de alfabetização integral. O objetivo é alfabetizar todos os alunos do ciclo inicial por meio da modernização dos processos de gestão (educacional, escolar e da sala de aula), do compartilhamento de responsabilidades entre as instâncias e da formação dos profissionais envolvidos.
Por meio da parceria, além de outros investimentos da Prefeitura no setor, Ribeirão Pires foi o município do ABC com a maior evolução no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Dados do Ministério da Educação indicam que o município saltou da nota 6,3 em 2015 para 7 em 2017, superando, inclusive, a meta prevista para o ano, que era de 6,6. Pela projeção do Ideb, a rede municipal teria como meta atingir a nota 7 apenas em 2021.
FORMAÇÃO
Após a reunião, a agente técnica do Instituto, Jussara Luporini, e as orientadoras da Coordenadoria Pedagógica ministraram a formação com os gestores de nove escolas municipais. O encontro teve como tema “Reflexão sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”.