Diadema promove Feira de Adoção de Animais no próximo dia 23
CCZ realiza primeiro evento do ano para conseguir um novo lar para 43 animais
- Data: 20/02/2019 16:02
- Alterado: 20/02/2019 16:02
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Crédito:Adriana Horvath
Promover o encontro de quem deseja adotar um animal de estimação com de cães e gatos que esperam por um novo lar é o objetivo da 1ª Feira de Adoção de Cães e Gatos de Diadema em 2019, que será realizada em 23 de fevereiro, no Shopping Praça da Moça, das 10h às 16h. O evento é uma parceria do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade e do empreendimento comercial.
Atualmente, 28 cães (13 adultos e 15 filhotes) e 15 gatos (quatro adultos e 11 filhotes) esperam por adoção. Os adultos são menos procurados que os filhotes. “Incentivamos a adoção dos adultos. Um dos pontos positivos, é que eles não irão crescer mais, o que pode ajudar quem tem um espaço pequeno. Além disso, o animal já está castrado e não chora tanto na adaptação como um animal filhote”, explica a médica veterinária e coordenadora do CCZ Diadema, Carla Cruz.
Quanto ao perfil de quem adota, geralmente, são pessoas que já possuíam animais de estimação e gostariam de ter outro, porém não possuem preferência por raça. No momento da adoção, são passadas informações sobre posse responsável e que ainda os animais vão exigir paciência, investimento em dinheiro e amor.
Em outubro de 2017, Karen Aparecida Gonçalves Gomes, adotou, no CCZ, uma gata adulta chamada Anita. “Eu sempre gostei de animais e sou contra a compra. Quando fomos adotar fui eu, minha irmã, meu sobrinho e minha mãe. No dia, minha irmã também adotou um cachorro. A adaptação da gata foi super tranqüila e ela é muito boazinha. Anita não tem medo e quer brincar sempre”, afirma a pet sitter, profissão também conhecida como cuidadora de animais.
Além de Anita, ela ainda adotou mais uma cachorra recentemente. “Imagina se cada pessoa que fosse comprar um cachorro de raça por R$ 5 mil investisse esse dinheiro em um cachorrinho de rua. Ele vai dar o mesmo carinho que um cachorro de raça e você vai fazer a diferença pra ele. Às vezes, a pessoa acaba comprando um animal por estética, por moda”, finaliza Karen.
Quem quiser adotar um amigo de quatro patas também pode ir direto ao CCZ, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, levando documento com foto e comprovante de endereço para preenchimento de cadastro e assinar um termo de posse responsável.
CUIDADO
Os animais disponíveis para adoção, quando maiores de cinco meses, são castrados, vermifugados e vacinados contra a raiva. Caso o adotante queira levar um cão ou gato mais novo, é preciso assinar um termo especial em que compromete a castrar e vacinar o filhote.
Em 2018, o CCZ conseguiu um novo lar para 124 cães e 120 gatos, sendo 37% adotados em quatro eventos.
VACINAÇÃO
Durante todo o ano, o CCZ realiza vacinação gratuita contra raiva. A dose para cães e gatos é aplicada a partir dos três meses e a contraindicação é apenas para animais doentes (virose, diarreia e vômito) ou em gestação.
FEBRE AMARELA
No mesmo dia, 23/02, a Prefeitura de Diadema irá montar um posto de vacinação de febre amarela para quem ainda não se vacinou. A orientação é levar a carteirinha de vacinação.
SERVIÇO:
Feira de Adoção de Cães e gatos
23 de fevereiro de 2019, sábado, das 10h às 16h.
Shopping Praça da Moça (Piso Araucária). Rua Graciosa – Centro.
Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema
Local: Rua Ipoá, 40 – Inamar.
Tel.: 0800 77 10 963
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Vacinação contra a febre amarela
23 de fevereiro de 2019, sábado, das 10h às 17h.
Shopping Praça da Moça (Piso Araucária – loja 262). Rua Graciosa – Centro.