Mudanças automotivas ao gosto do freguês

Da seta em vermelho ao retrovisor no para-lama: alguns países já fizeram (ou ainda fazem) exigências curiosas para os veículos vendidos em seus mercados

  • Data: 20/06/2017 23:06
  • Alterado: 15/08/2023 19:08
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Pedro Costa – ABCdoABC
Mudanças automotivas ao gosto do freguês

Seta no cor vermelha

Crédito:Divulgação/RAM

Você está em:

Teve gente que até comemorou quando o extintor de incêndio deixou de ser obrigatório nos carros brasileiros, alegando que este item era praticamente uma jabuticaba, já que o Brasil era um dos poucos países que ainda exigiam o equipamento. Mas o que muita gente não sabe é que, quando o assunto é legislação de trânsito, o mundo está cheio de exigências curiosas. Algumas delas restritas a apenas um mercado. Confira algumas delas a seguir.

Setas em vermelho

Nos carros vendidos praticamente em todo o mundo, as luzes indicadoras de direção são na cor laranja. Nos Estados Unidos e Canadá, porém, a legislação local permite que as luzes de direção traseiras sejam na cor vermelha. E no Brasil? As luzes traseiras de seta na cor vermelha foram proibidas entre 1985 e 1997, mas hoje são aceitos carros nos dois padrões. Desde que tenham saído assim de fábrica.

Setas nas laterais

E por falar em setas, os repetidores posicionados nas laterais (na lataria ou nos retrovisores) são obrigatórios na Europa. No Brasil (assim como nos Estados Unidos), eles não são exigidos por lei. E por isso, acabam muitas vezes se tornando equipamentos exclusivos das versões mais caras de alguns modelos.

Faróis na cor amarela

Muitos donos de carros preparados trocam as lâmpadas originais dos faróis por outras de tonalidade amarela. Apesar de parecer bizarro, os faróis com lentes ou lâmpadas amarelas eram obrigatórios nos carros vendidos na França até o início dos anos 1990.

Retrovisores nos para-lamas

Os retrovisores externos se popularizaram nos automóveis a partir dos anos 1950. E os fabricantes de todo o mundo escolheram instalar o componente nas portas dos carros. Exceto no Japão, onde até o início dos anos 1980 a legislação exigia a presença dos retrovisores nos para-lamas, para que tivessem um campo de visão maior.

Sinalização lateral

Desde 1968, os carros vendidos nos Estados Unidos precisam estar equipados com luzes e refletores de sinalização lateral, que permaneçam acesas sempre que o veículo estiver em funcionamento. Por esse motivo que até os carros europeus vendidos por lá recebem adaptações para contar com esse equipamento.

Compartilhar:
1
Crédito:Divulgação/RAM
1
Crédito:Divulgação/RAM
1
Crédito:Divulgação/RAM
1
Crédito:Divulgação/RAM
1
Crédito:Divulgação/RAM
1
Crédito:Divulgação/RAM Seta no cor vermelha

  • Data: 20/06/2017 11:06
  • Alterado:15/08/2023 19:08
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Pedro Costa – ABCdoABC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados