Empresas oferecem educação financeira para funcionários
Visando a qualidade de vida de seus colaboradores, já que problemas financeiros podem prejudicar o comportamento no ambiente de trabalho, empresas investem em educação financeira
- Data: 20/06/2017 18:06
- Alterado: 20/06/2017 18:06
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Reinaldo Domingos
Crédito:
Quando passa por problemas pessoais, dificilmente o funcionário consegue se dedicar 100% ao trabalho. Afinal, assuntos preocupantes costumam consumir tempo, energia e esforço. No ambiente profissional, essa questão pode se tornar um problema, levando a queda na produtividade e mesmo o presenteísmo e o absenteísmo.
No caso do descontrole financeiro, alguns comportamentos podem ser prejudiciais no ambiente de trabalho. Nessa situação, muitos colaboradores acabam pedindo adiantamento e aumento de salários e benefícios e até mesmo empréstimos. Infelizmente, há quem se envolva com furtos, roubos e fraudes em situações de desespero.
Para lidar com a questão de forma eficaz, muitas empresas em todo o País orientam e oferecem suporte para os seus colaboradores, independente do cargo ou faixa salarial. Isso porque grande parte das pessoas gasta mais do que ganha, sejam seus salários altos ou baixos.
COMO FUNCIONA?
O Programa de Educação Financeira nas Empresas estabelece uma estrutura de amparo, apoio e instrução aos funcionários, já que é um benefício alicerçado na responsabilidade social da empresa.
Beneficia não apenas os colaboradores e seus familiares, como também a própria organização, já que os funcionários se sentem mais motivados para lidar com os seus problemas pessoais e trabalham com mais tranquilidade e dedicação.
Ao resgatar seus sonhos e reconhecer a importância de organizar o orçamento financeiro, há a conscientização sobre a melhor forma de administrar seus recursos, respeitando seu verdadeiro padrão de vida.
Para equilibrar as finanças é preciso melhorar hábitos, por isso o programa não diz respeito a palestras de finanças pessoais ou cursos de investimentos. A educação financeira, com sua abordagem comportamental, é imprescindível.