Inteligência ou comportamento: o que é mais importante para o sucesso?

Por que algumas pessoas tem muito mais resultado em suas vidas e seus negócios que outras? O que faz realmente a diferença para o sucesso? Inteligência ou comportamento?

  • Data: 05/06/2017 09:06
  • Alterado: 05/06/2017 09:06
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Adam Nockel
Inteligência ou comportamento: o que é mais importante para o sucesso?

Crédito:

Você está em:

Você já teve contato com alguém extremamente inteligente que teve poucos resultados práticos em sua vida?  Pessoas que apesar de aparentarem ter um QI acima da média, mas que na vida real pareciam estar estagnadas?
E o contrário? Pessoas que a grosso modo não tinham nada de especial no que tange a inteligência, mas que tem resultados realmente significativos em diversas áreas de suas vidas e de seus negócios?

Estes dias estava lendo um artigo sobre uma pesquisa da universidade de Stanford que relatava que o comportamento tem muito mais influência para alcançar resultados que a inteligência.

Estes estudos indicavam que a atitude e o comportamento têm muito mais impacto positivo sobre a performance do indivíduo do que sua inteligência. Com base em nossa experiência, esta afirmação é muito pertinente. Costumo dizer que existe uma fórmula que determina os resultados que temos em nossa vida. Nossos valores de vida determinam nossos pensamentos; nossos pensamentos determinam nossas emoções; nossas emoções determinam nossas ações que, por consequência, determinam os resultados que temos.

VOU EXPLICAR UM POUCO MELHOR ESTA FORMULA:
Nossos valores de vida, são a nossa essência, são formados durante a vida, e muitas vezes se alteram com o decorrer das experiências que temos, mais do que dizer quais são os nossos valores é entender como nos relacionamos com eles. Pois o mesmo valor de vida pode ter significados diferentes para indivíduos diferentes.

Este dialogo interno com nossos valores nos levam a interpretar o mundo e tudo que nos cerca de uma forma única para cada um de nós, chamo isso de atribuição de valor, o mesmo fato pode ser interpretado de forma diferente por cada um de nós, e esta interpretação leva a atribuição de valores ao fato.

Quando racionalmente, de forma consciente ou inconsciente atribuímos valor/significado a um fato, automaticamente é gerado um sentimento/emoção a este fato e esta emoção nos leva a alguma ação ou comportamento.

A lei mais justa deste mundo é a lei da causa e efeito, toda ação gera uma reação, muitas vezes queremos mudar o resultado que temos em alguma área de nossa vida ou nossos negócios, mas não mudamos a ação. O grande pulo do gato para termos grandes resultados é pensar da seguinte forma “que resultados eu quero ter? Que comportamentos ou atitudes eu posso ter que me trarão estes resultados?”.

E  ai entra a questão do comportamento superar a inteligência no que tange a resultados, pois existem basicamente duas formas de pensar, sentir e agir.

Uma delas são pessoas que pensam de forma aberta, que sempre podem melhorar, que enfrentam os desafios acreditando que são capazes de supera-los e encontrar caminhos para tal, tem esperança e fé no futuro e agem no presente, são resilientes e persistentes.

A outra forma de pensar é se limitando, muitos tem pensamentos limitados, tem um sentimento de soberba se acham melhores ou mais inteligentes que outros, ou acreditam que os desafios são intransponíveis, limitam suas soluções e pensamentos a modelos fixos, seu nível de resiliência é baixo e desanimam frente aos desafios, te pouca fé e esperança no futuro.

O mais importante de tudo isso é que são comportamentos e atitudes aprendidas, ninguém é obrigado a ser de uma forma ou de outra, mudar todos mudamos, agora evoluir, melhorar é uma escolha que depende única e exclusivamente de nós.

Meu amigo se você gostou deste material, comente abaixo, se acredita que pode contribuir com alguém que você conhece, compartilhe, um forte abraço e sucesso… Conheça o meu site profissional clicando aqui

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 05/06/2017 09:06
  • Alterado:05/06/2017 09:06
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Adam Nockel









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados