Conheça a CNH digital
Versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação já está valendo em Goiás e estará presente em outros estados do País até fevereiro de 2018
- Data: 10/10/2017 22:10
- Alterado: 15/08/2023 20:08
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Pedro Costa — ABCdoABC
CNH digital
Crédito:Valter Campanato/Agência Brasil
Nesta terça-feira (10), o estado de Goiás foi o primeiro a adotar a CNH Digital, versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação que até fevereiro do próximo ano deverá estar disponível também nos outros estados brasileiros. O sistema da CNH digital, ainda em fase de testes, disponibiliza o documento em um aplicativo de celular e pode ser validado pelas autoridades de trânsito mesmo que o motorista esteja sem o documento de papel.
Pode solicitar a CNH digital todo motorista que já tiver a nova versão do documento de papel (que conta com um QR Code), que é emitida desde maio em todo o território nacional. Atualmente, apenas os condutores registrados em Goiás podem pedir a versão eletrônica da CNH. Mas quando o sistema estiver disponível em outros estados o processo de solicitação será o mesmo.
Inicialmente, o motorista deve fazer um cadastro no Portal de Serviços do Denatran. Posteriormente, será necessário ir ao Detran para a confirmação de dados. Quem prefir, pode usar um certificado digital e fazer todo o processo online. Em seguida, será necessário baixar o aplicativo no celular e inserir o código de ativação que será fornecido pelo Detran. Para finalizar, o condutor deve criar uma senha de quatro dígitos que será utilizada para acessar o documento. Em caso de roubo do celular, o motorista deverá entrar ir ao Detran para solicitar o bloqueio do aplicativo. Para quem tem o certificado digital, o bloqueio pode ser feito pela internet.
Cada estado ficará livre para definir um valor para a emissão da CNH digital. Em Goías, por exemplo, a emissão do documento será gratuita até o final do ano, quando passará a ser cobrada a taxa de R$ 10.