Como evoluiu a segurança dos carros nos últimos 20 anos
O órgão de segurança veicular australiano colocou um Toyota Corolla 2015 para colidir com um exemplar do mesmo modelo, mas de 1998. E o resultado impressiona.
- Data: 16/05/2017 19:05
- Alterado: 22/08/2023 21:08
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Pedro Costa – ABCdoABC
Toyota Corolla 1998 em teste de colisão do ANCAP
Crédito:Divulgação/ANCAP
Podemos até ser saudosos em relação aos carros do passado. Mas uma coisa não podemos negar: os automóveis atuais são muito mais seguros que os fabricados até o final do século XX. E para comprovar isso, o ANCAP, órgão independente que avalia a segurança dos carros vendidos na Austrália e na Nova Zelândia, realizou um teste de colisão envolvendo um Toyota Corolla hatch 2015 (mesma geração do carro 0km) e um exemplar do mesmo modelo, mas de 1998. E os resultados foram catastróficos… para o Corolla antigo.
A colisão frontal do lado do motorista (que reproduz o tipo de acidente mais comum nas estradas) aconteceu a uma velocidade de 64 km/h. Enquanto o Corolla novo atingiu uma pontuação de 12,93 pontos de 16 possiveis, com a cabine de passageiros tendo permanecido praticamente intacta ao teste, o Corolla 1998 somou apenas 0,4 ponto de 16 possíveis. A estrutura do veículo antigo não suportou a colisão. No vídeo, é possível ver que as colunas e o teto do velho Corolla ficaram completamente retorcidos. E o dummy, o boneco usado nos crash tests, indicou risco de lesões graves na cabeça, tórax e pernas do condutor.
De acordo com o ANCAP, apesar de representarem 20% dos carros em circulação na Austrália, os automóveis produzidos antes de 2000 estão envolvidos em 33% dos acidentes fatais. Na Nova Zelândia, os números são ainda mais alarmantes: 38% da frota do país é composta por carros com mais de 17 anos de uso. E eles estão em 57% das colisões fatais.