Por que o Renault Kwid conquistou o Brasil
Em seu primeiro mês cheio de vendas, o SUV compacto da marca francesa já tomou do Hyundai HB20 o posto de vice-líder do mercado brasileiro. Saiba o por quê.
- Data: 03/10/2017 19:10
- Alterado: 15/08/2023 20:08
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Pedro Costa — ABCdoABC
Renault Kwid
Crédito:Divulgação/Renault
O Renault Kwid conquistou o público brasileiro. Lançado em agosto, o SUV compacto da marca francesa fechou mês de setembro com 10.358 unidades emplacadas, segundo o balanço mensal da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Número que foi suficiente para colocar o novato atrás apenas do Chevrolet Onix no ranking de mais vendidos. Entenda abaixo cinco pontos que ajudam a explicar o sucesso do modelo.
1° PREÇO:
A Renault definiu uma estratégia de preços bem ousada para o Kwid. Mantendo os valores cobrados na pré-venda, o hatch compacto parte de R$ 29.990 e é um dos carros mais baratos do mercado brasileiro.
2º EQUIPAMENTOS
Mesmo sendo um dos carros mais baratos do País, o Kwid não está entre os mais pelados. Traz de série em todas as versões o Isofix (ganchos para a fixação de assentos infantis) e os airbags laterais. Itens que não estão disponíveis em alguns dos seus concorrentes e mesmo em modelos mais caros.
3º SUV COMPACTO
Enquadrar o pequeno Kwid como um SUV é algo que ainda causa muita polêmica. Mas em meio a essa febre por modelos com cara de utilitário, a Renault acertou na definição e não economizou nos adereços off-road para o carrinho, que ainda conta com uma considerável altura livre para o solo de 18 cm.
4° ECONOMIA
Equipado com um motor 1.0 de 66/70 cv (gasolina/etanol), mas pesando apenas 786 kg, o Kwid obteve uma média de consumo de 14,9 km/l na cidade e 15,6 km/k na estrada. Números que fizeram do compacto o 1.0 mais econômico do Brasil.
5º REPUTAÇÃO DA MARCA
Os Renault Logan e Sandero garantiram a marca francesa no Brasil a reputação de fazer carros confiáveis e de baixo custo de manutenção. E isso com certeza é um atrativo para esse segmento de entrada do mercado.