Polícia não anda armada no Catar
País adotou em 2004 uma lei de proteção a vida e aboliu armas aos policiais nas ruas.
- Data: 17/12/2022 08:12
- Alterado: 17/12/2022 08:12
- Autor: Luciano Luiz
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:
Vivendo esse último mês no Catar e convivendo com sua cultura e peculiaridades algumas coisas chamam a atenção e uma delas é o fato dos policiais estarem todos sem armas na cintura, algo absolutamente normal em relação ao que vemos nas ruas do Brasil.
Segundo o que descobri com pesquisa e conversando com brasileiros que moram por aqui o país buscou com a lei de proteção a vida evitar excessos e principalmente intimidação psicológica nas pessoas e por conta disso a guarda que trabalha nas ruas não utiliza armamento visível, porém em viaturas e em locais estratégicos existe armas que só podem ser utilizadas em casos de perigo eminente contra a vida de qualquer cidadão.
Acima de qualquer lei e sem buscar criar juízo de valores, o que fica claro por aqui é que existe uma consciência nacional de respeito a autoridade pública e que somente a sua presença já é suficiente para que a ordem vigore no local.
Números registram dois pontos bem relevantes ao meu ver. Primeiro e quase óbvio que os casos de violência com arma de fogo diminuíram muito no país, porém o mais importante que eu reputo é que a ação do governo de tirar armas dos policiais que ficam nas ruas não fez com que aumentassem o número de ocorrências, muito pelo contrário, houve uma significativa queda.
Enfim, estamos diante de algo que parece simples, mas é tão difícil de ser uma realidade em muitos países que é o fator respeito e honestidade. Se todos seguissem esses princípios teríamos um mundo bem menos violento e desigual.
Bem, fica a mensagem….segue o jogo !!!