Já está na hora de planejar os gastos do início de ano

As despesas de final de ano vêm sendo a grande preocupação da maioria das pessoas, mas é importante ajustar as finanças para de 2017, que chega com IPTU, IPVA e material escolar

  • Data: 21/12/2016 09:12
  • Alterado: 21/12/2016 09:12
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Reinaldo Domingos - DSOP
Já está na hora de planejar os gastos do início de ano

 

Você está em:

Educação financeira tem tudo a ver com planejamento, não apenas para o curto, mas também para o médio e o longo prazo. Por isso, é importante estabelecer os sonhos a serem conquistados e poupar para cada um deles, readequando as despesas ao padrão de vida. Em seguida, os gastos fixos precisam ser considerados no orçamento anual, para que seja possível poupar também para eles, evitando o acumulo e o descontrole financeiro em determinados meses do ano.

Quem não se programou para quitar as despesas do inicio de 2017, deve se atentar às formas de pagamento, evitando o parcelamento, especialmente os que se alongam por diversos meses. Para o IPVA e o IPTU, que dizem respeito ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e ao Imposto Predial e Territorial Urbano, respectivamente, é comum que haja descontos para o pagamento à vista.

Mas antes de tomar qualquer atitude, é preciso ter total conhecimento de sua situação financeira atual, pois de nada adianta obter os descontos e precisar recorrer ao endividamento para pagar as outras despesas do período. Por isso é importante colocar todos os gastos no papel e pensar antes de agir.

Pensando especificamente no material escolar, é válido dar uma boa olhada nos itens usados em 2016 para definir o que pode continuar sendo utilizado em 2017, como mochila, tesoura e régua, por exemplo. O ideal é que as crianças tenham a consciência de que conservar seu material escolar é uma excelente forma de poupar para conquistar seus sonhos.

Uma boa atitude é se reunir com outros pais e comprar itens em atacado, como caixas de lápis, cadernos e agendas – sem esquecer de pesquisar preços e evitar se prender a uma única loja. Quando for pesquisar os livros, procure pais de alunos que tenham cursado a mesma série nos anos anteriores e que tenham interesse em emprestar. Na hora das compras, peça descontos e se for levar as crianças, alerte sobre as compras por impulso, para evitar comprometer o orçamento.

Compartilhar:
1
Crédito:Shutterstock NULL
1
Crédito:NULL NULL

  • Data: 21/12/2016 09:12
  • Alterado:21/12/2016 09:12
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Reinaldo Domingos - DSOP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados