Lentes do Saber prepara entrega dos primeiros 60 óculos a estudantes de Diadema
Acessórios foram receitados durante 1º Mutirão do programa conduzido pelas secretarias de Saúde e de Educação; 2º Mutirão aconteceu no sábado, no Quarteirão da Saúde
- Data: 07/12/2022 09:12
- Alterado: 15/08/2023 14:08
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Lentes do Saber
Crédito:Igor Andrade Cotrim
O Programa Lentes do Saber vai iniciar a entrega dos 60 primeiros óculos para estudantes diagnosticados com necessidade do uso do acessório. O prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, anunciou a novidade durante o 2º Mutirão do programa, que foi realizado no sábado (3), no Quarteirão da Saúde.
Filippi evidenciou a importância de ações intersecretariais para promover o bem-estar da população – o Lentes do Saber é uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação. “É um casamento fantástico de saúde com educação, importantíssimo para nossas crianças. Os primeiros 60 óculos para as crianças que passaram pelo primeiro mutirão já chegaram e serão distribuídos. Essa é mais uma etapa para garantir qualidade de saúde e qualidade de educação na nossa cidade”, ressaltou.
A iniciativa tem como objetivo avaliar a saúde ocular de todos os estudantes da rede municipal da cidade. Em outubro, foi realizada triagem nas escolas com 2.600 alunos e, de acordo com o calendário de consultas, as crianças serão chamadas para consulta oftalmológica e receberão óculos ou encaminhamento específico, caso necessitem.
“Ficamos satisfeitos de participar e contribuir para a efetividade do programa. Esse cuidado preventivo vai ajudar a evitar doenças no futuro e sanar as dificuldades das crianças que tinham baixa visão, o que sem dúvida, é fundamental para garantir o bem-estar das crianças da nossa cidade”, afirmou a secretária municipal da Saúde, Dra Rejane Calixto.
2º Mutirão
O aluno do primeiro ano do Ensino Fundamental Gabriel Araújo da Cruz foi um dos 428 alunos da rede municipal de Diadema convocados para a ação realizada no sábado.
A avó Tânia Araújo dos Santos, que levou o neto ao Quarteirão da Saúde, elogiou. “O atendimento do mutirão está aprovado, com certeza. Foi bom porque descobrimos que ele vai precisar de óculos, se não fosse esse atendimento nem saberíamos disto”. O estudante ficou surpreso com a notícia, mas está aproveitando o novo visual. “Nunca senti dor de cabeça, nem nada. Mas vou usar óculos e escolhi um modelo azul e preto”, afirma Gabriel.
Das 428 crianças convocadas para o 2º Mutirão do Programa Lentes do Saber, apenas 181 compareceram. Dessas, 57 receberam alta, 42 tiveram prescrição para uso de óculos, seis problemas de córneas, 30 casos de estrabismo e 46 agendamentos para dilatação nas próximas duas semanas.
Para diminuir o número de faltosos no Mutirão do Programa Lentes do Saber, a Secretaria de Educação disponibilizou ônibus gratuito entre a escola do aluno e o Quarteirão da Saúde, local do exame. A avó de Enzo Rodrigues de Sousa, aluno da EMEB Santa Lúcia, aprovou o benefício. “Foi a primeira vez que meu neto passou em consulta com oftalmologista e está tudo bem. Fiquei mais tranquila agora. Esse mutirão foi muito bom e gostei de terem colocado transporte à disposição. Na vinda, gastei com uber, agora vou voltar com o ônibus, então vou economizar”, disse Maria de Fátima.
A coordenadora de Educação Especial e Inclusiva, Ana Claudia Martins, destacou que o suporte dos ônibus e vans do transporte da Educação na ida e volta para o mutirão foi um facilitador para as famílias terem acesso ao programa. “Nossa meta é que todos os convocados compareçam para a realização do exame, sendo fundamental a participação e compromisso da família neste processo“, pontuou.
No primeiro mutirão, realizado em 5 de novembro, participaram 336 crianças. A previsão é de que as crianças que foram atendidas no 1º Mutirão do Programa Lentes do Saber e necessitam de óculos comecem a receber o item na próxima semana.