Um café à beira-mar
Artigo de Luiz Dias Guimarães, secretário de Turismo de Santos
- Data: 27/06/2015 11:06
- Alterado: 16/08/2023 18:08
- Autor: Redação
- Fonte: FSB
Luiz Dias Guimarães é secretário de Turismo de Santos
Crédito:
Degustar os mais variados tipos de café em uma cidade à beira-mar pode parecer estranho para muitos. Mas não para quem conhece Santos. O município do litoral paulista já se destaca pela multiplicidade de vocações. Tem o maior porto da América Latina, foi uma das primeiras rotas turísticas do Estado de São Paulo, embalou bailes com músicas como o sucesso de Roberto Carlos e suas “curvas da estrada de Santos” e mantém, até hoje, bondes em circulação. Mas é no café que a cidade se inspirou para lançar um desafio: transformar Santos em mais uma opção um do chamado turismo de inverno.
Foi com essa ideia que a Secretaria de Turismo de Santos criou o I Festival Santos Café (http://www.santos.sp.gov.br/festivalsantoscafe/), que vamos lançar em julho. Um grande circuito cultural e gastronômico enraizado nessa semente que desenvolveu a cidade e o país no século passado.
Santos ditou o preço do café em todo o mundo por meio da Bolsa do Café, cuja estrutura predial é mantida até hoje, só que como um museu. O centro histórico da cidade ainda tem aquele glamour do século passado, com seus casarões conservados, e um quê de romantismo para aclimatar a degustação do café.
A cidade do rei Pelé também tem um museu em sua homenagem e, se o sol do feriadão de 9 de julho permitir, espaço de sobra para curtir a praia e passear de escuna.
Mas o café não pode ser deixado de lado. Fazendeiros endinheirados construíram na cidade seus casarões de veraneio graças ao comércio desse grão. Tudo bem que o mar de rosas degringolou com o crash da Bolsa de Nova York, em 1929, mas a índole inovadora permaneceu na região.
É por isso que o primeiro festival do café será realizado. Entre os dias 9 e 12 de julho, a cidade será boa e barata opção de viagem. Para reduzir ainda mais os custos, onze hotéis fizeram um pacote exclusivo para a ocasião. Restaurantes vão preparar sobremesas especiais, todas usando o café como ingrediente.
O evento é gratuito e ocupará o centro histórico, de o bulevar da rua XV e a praça Mauá, passando pelos museus Pelé e do Café e a Estação do Valongo, até a Casa da Frontaria Azulejada, sempre a partir das 10h.
Nas ruas, além do Bonde Café, do Bonde Brincar e da degustação grátis de café gourmet, haverá walking tours de 40 minutos com guias de turismo, que relembrarão importantes prédios e aspectos históricos da cidade, a boemia também estará presente, com apresentação ao vivo de blues, MPB, jazz, samba, choro e bossa nova.
Poucas cidades conseguem preservar de tal forma sua cultura. E não perca por esperar. Muito da história santista estará no sambódromo carioca no Carnaval do ano que vem. As múltiplas faces de Santos serão o tema do samba enredo da Grande Rio. Só que aí fica o desafio: por que não conhecer antes, e pessoalmente, esse verdadeiro mar de história?