Aprenda a poupar envolvendo toda a família
Para tornar a poupança um hábito, é importante envolver todos da casa. Faça uma reunião com a família para saber os sonhos de cada um e traçar o planejamento para realizar
- Data: 25/10/2016 17:10
- Alterado: 25/10/2016 17:10
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Reinaldo Domingos - DSOP
Poucos sabem, mas em 31 de outubro é celebrado mundialmente o Dia da Poupança. Quero aproveitar a proximidade da data para lembrar que é mais interessante envolver a família nessa ação do que tentar fazer sozinho. Se cada um fizer a sua parte, e incluo aqui as crianças, será mais fácil economizar e poupar. Afinal, nada melhor do que estar em sintonia com as pessoas mais próximas e mais importantes em nossas vidas.
Sei que para muitos poupar é algo considerado impossível, por conta das dificuldades financeiras agravadas com a crise e o aumento de preços de produtos e serviços essenciais. Fatores externos realmente atrapalham, mas quando falamos de poupar para conquistar sonhos, é preciso abandonar tomar atitudes e fazer o que está ao nosso alcance para mudar a situação.
Quem acompanha a minha coluna sabe que sempre lembro que a educação financeira não depende do tamanho do salário, e sim dos hábitos e comportamentos de cada um – tanto que muitas pessoas ganham salários baixos e conseguem conquistar vários sonhos, enquanto outros com salários altíssimos estão endividados e até mesmo inadimplentes. O comportamento em relação às finanças é o que faz a diferença.
Portanto, coloco abaixo as principais orientações para que você consiga envolver a sua família em uma mudança comportamental que levará à redução de despesas, para que possam poupar dinheiro todos os meses e conquistar seus objetivos.
Converse com a família sobre sonhos – Não fale sobre “cortes de despesas”, “redução de custos” ou “economia necessária”. Poupar só se tornará um hábito na família quando houver um objetivo maior em jogo: realizar sonhos. Tenha um bate-papo agradável, com tempo disponível, para que resgatem os seus maiores desejos. Estimule a todos, inclusive a si mesmo, a sonhar verdadeiramente.
Saiba quanto custam esses sonhos – Coloque no papel e pesquise quanto custa cada objetivo, incluindo os coletivos e os individuais. Em seguida, estabeleça quais serão realizados em curto prazo (até um ano para adultos, até um mês para crianças), médio prazo (entre um e 10 anos para adultos, entre um e seis meses para crianças) e em longo prazo (após 10 anos para adultos e após seis meses para crianças). Veja o quanto precisará poupar mensalmente para realizar todos eles.
Saiba onde economizar – Faça um diagnóstico financeiro por 30 dias, se tiver renda fixa, ou 90 dias, se tiver renda variável. Anote todos os seus gastos, tanto os grandes quanto os pequenos, separando por tipo de despesas (como “refeições fora de casa”, “supermercado” e “celular”, por exemplo). Analise quais gastos pode reduzir ou eliminar para poupar. Converse com as crianças para que elas economizem água e energia elétrica e conservem seus materiais escolares e brinquedos.
Mude seu orçamento – A maioria das pessoas organiza seu orçamento mensal da seguinte forma: Ganhos (-) Despesas = Lucro/Prejuízo. Veja que assim não há espaço para a poupança. Portanto, comece a fazer Ganhos (-) Sonhos (-) Despesas, mudando o seu padrão de vida para garantir a conquista dos seus sonhos e os de sua família. Com o tempo, se tornarão cada vez mais realizados e felizes.
Agora que você conheceu um método bacana, que tal começar a poupar?