Gastos com celular podem ser revistos para gerar economia mensal
É possível que você esteja pagando por serviços que não utiliza. Portanto, reveja a seu plano e conheça modalidades diferentes, para consumir com consciência e educação financeira
- Data: 05/09/2016 09:09
- Alterado: 05/09/2016 09:09
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Reinaldo Domingos - DSOP
Desde que o smartphone se tornou algo do alcance de todos – não só pelos preços mais baixos, como pela condição facilitada de pagamento –, a comunicação mudou muito. Antes, as pessoas ligavam mais, hoje, a mensagem é o meio mais utilizado, surgindo aplicativos como o WhatsApp, que já é essencial até para o trabalho, em muitos casos. A internet, então, passou a ser algo indispensável.
Com toda essa reviravolta na rotina da telecomunicação, muita gente acabou se perdendo nos diversos tipos de planos disponíveis, gastando muito acima do que o orçamento permite com esse tipo de despesa. E isso não é coisa do passado, boa parte das pessoas ainda paga caro em contas de celular, simplesmente por falta de informação.
Pensando nisso, resolvi abordar esse assunto, dando algumas orientações. Então, se você é daquelas que anda desembolsando um valor muito alto com celular durante um período – seja pós ou pré-pago – te convido a rever esses gastos, analisando pela questão custo x benefício.
Por exemplo, se você usa bastante o telefone para ligar, mas nem tanto por causa da internet, de repente é melhor pegar um pré-pago mesmo, pois há promoções interessantes para ligar (inclusive para quem precisa fazer DDD). Agora, se o seu uso é intenso, e precisa de tudo o que o seu celular pode oferecer e não quer se preocupar em faltar crédito para fazer algo, um pós-pago pode ser a melhor opção.
Mas uma modalidade que vem chamando a atenção por acabar unindo o útil ao agradável são os chamados “plano controle”. Eles são nada mais do que planos pelos quais se paga um valor mensal (assim como o pós) por um pacote de benefícios, mas que, quando toda a franquia é utilizada, a conta é bloqueada, ou seja, você já sabe quanto vai pagar no final do mês, não tem surpresas, ao mesmo tempo em que tem acesso a todos os serviços.
Caso seu saldo acabe muito antes do final do mês e precise usar mais, basta fazer uma recarga, como se fosse um pré-pago. No entanto, se frequentemente o pacote estoura antes do prazo, é preciso ficar atento novamente à questão do uso consciente. De tempos em tempos, se questione se você está mesmo usando tudo o que o seu plano te oferece e pesquise outras opções, pois novos planos são lançados esporadicamente.
Informem-se, leitores, pois o conhecimento é sempre o melhor caminho! E eduquem-se financeiramente. Os tempos são outros, não podemos mais fugir da responsabilidade de praticar o consumo consciente, protegendo nossas finanças.