Cemitérios de Santo André se preparam para o Dia de Finados
Serviço Funerário prevê aumento de 20% no número de visitantes em comparação a 2021; GCM promove operação especial
- Data: 01/11/2022 16:11
- Alterado: 15/08/2023 19:08
- Autor: Dérek Bittencourt
- Fonte: Secom/PSA
Cemitério Cristo Redentor (Vila Pires)
Crédito:Júlio Bastos
Os cinco cemitérios públicos de Santo André devem receber cerca de 50 mil pessoas nesta quarta-feira (2), Dia de Finados. De acordo com o Serviço Funerário do município, o número representa 20% de aumento na quantidade de visitantes em comparação a 2021. O principal motivo é o fim das restrições provocadas pela pandemia de Covid-19.
Durante os últimos dias, foi realizada manutenção em todos os espaços, que contarão nesta quarta-feira com o reforço das equipes de limpeza e de administração para apoio e suporte aos visitantes.
Além disso, haverá série de ações para garantir tanto a fluidez do tráfego quanto a segurança dos visitantes nos cemitérios Sagrado Coração de Jesus (Camilópolis), Nossa Senhora do Carmo (Curuçá), da Saudade (Vila Assunção), Cristo Redentor (Vila Pires) e de Paranapiacaba.
Estão ainda marcadas missas em cinco templos religiosos: às 10h e às 15h na Paróquia São Camilo; às 8h, 11h, 14h e 16h na Paróquia Nossa Senhora de Fátima; às 8h30, 10h, 11h30 e 15h na Igreja Matriz; às 9h, 11h e 16h na Paróquia Joana D’Arc; e às 13h na Paróquia São Jorge.
Segurança
A Guarda Civil Municipal (GCM) deu início nesta terça-feira (1º) à Operação Finados, inicialmente com patrulhamento nos quatro cemitérios públicos urbanos (Camilópolis, Curuçá, Vila Assunção e Vila Pires), que receberão nesta quarta-feira (2) uma viatura cada para atendimento exclusivo da segurança da população, mais um veículo no entorno e a atuação também das equipes especializadas Romo (Rondas com Motocicletas) e Romu (Rondas Ostensivas Municipais). Assim sendo, o efetivo será composto por 28 GCMs, dez viaturas e cinco motos.
Mobilidade
om o objetivo de proporcionar um trânsito mais seguro e eficiente para toda população de Santo André, a Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET), realizará ações nos cinco cemitérios da cidade. De acordo com o DET, haverá atuação de 20 agentes realizando orientações e fiscalização. Durante todo o dia ainda ocorrerão vistorias, reservas de vagas e empenho de viaturas.
A Secretaria de Mobilidade Urbana reforçou ainda a sinalização horizontal (pintura do solo) em todos os cemitérios municipais da cidade.
Transporte coletivo
A Santo André Transportes (SATrans) irá monitorar o movimento das linhas que circulam no entorno dos cemitérios e, identificando aumento no tráfego, realizará reforço da frota nos locais com maior demanda.