Bia Doria apresenta obra inédita no 22º Salão de Arte de São Paulo
A artista plástica, que utiliza a natureza como fonte de matéria-prima e de inspiração, estará nesta semana com obra inédita no Jockey Club de São Paulo
- Data: 11/08/2015 11:08
- Alterado: 16/08/2023 12:08
- Autor: Redação
- Fonte: Grupo Doria
bia-doria-22Salao-Arte
Crédito:
Com 3 metros de altura, a escultura inédita intitulada Bailarina da Natureza, painéis de resíduo de madeira com folha de ouro e duas obras de mármore branca, a artista plástica Bia Doria participa pelo segundo ano consecutivo do 22º Salão de Arte de São Paulo, que acontece entre os dias 12 e 16 de agosto, no Jockey Club de São Paulo.
Durante o mais importante evento de Artes e Arquitetura do Brasil, Bia mostrará um retrato da importância da sustentabilidade e preservação do meio ambiente que trabalha em suas coleções, que são criadas a partir de árvores nativas resgatadas em queimadas, desmatamentos e fundos de rios, em áreas submersas pela represa da Usina Hidrelétrica de Balbina, na Amazônia. Todas têm a aplicação da cor vermelha, para alertar sobre a necessidade de preservação da biodiversidade do País.
Bia é uma representante da arte contemporânea sustentável. A artista cria partindo do pressuposto de que todo e qualquer objeto possa ser aproveitado e não desprezado. É essa é a origem e influência que a levam sempre a novas ideias.
A artista já expôs em importantes centros de arte nacionais e internacionais como The Grand Modern e Gary Nader Fine Art, em Miami, Salon des Artistes Indépendants, em Paris, e o MUBE – Museu Brasileiro da Escultura, além de exposições na Alemanha, Coreia do Sul e outras diversas em São Paulo.
No final do ano passado, Bia foi perfilada pelo escritor, cineasta e publicitário, Marcio Pitliuk, no livro ‘Bia Doria – Raízes do Brasil’. O exemplar retrata os dez anos de carreira da artista, e traz depoimentos de amigos, colecionadores, críticos de arte e outros artistas. Além do livro, um documentário, de mesmo nome, foi produzido pela CINE e mostra a devastação na região do rio Uatumã, a cerca de 200 km de Manaus, de onde Bia resgatou os materiais para a produção das obras. O vídeo foi gravado pelo cineasta Wal Tamagno e conta com a participação de artistas consagrados mundialmente, como Franz Krajcberg e Romero Britto, além de Joe Berardo, um dos maiores colecionadores de arte do mundo.
Organizado por Vera Chaccur Chadad, o 22º Salão de Arte de São Paulo e reunirá os mais importantes profissionais das artes, design, segmento de joias, marchands e antiquaristas em atividade no Brasil.
SERVIÇO
22º Salão de Arte
Data: De 12 a 16 de agosto de 2015
Horário de Funcionamento: Das 13h às 21h (quarta, quinta e sexta-feira), das 12h às 21h (sábado) e das 12h às 20h (domingo)
Local: Jockey Club de São Paulo, Avenida Lineu de Paula Machado, 1173 (entrada)
Valet: Avenida Lineu de Paula Machado, 1263
Entrada: Gratuita (quarta e quinta-feira), R$20,00 (sexta, sábado e domingo), com meia entrada para estudantes e idosos.